Blog Widget by LinkWithin
Connect with Facebook

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Sonhar é preciso, viver não é preciso

Adapto a frase de Plutarco, "navegar é preciso, viver não é preciso", para o universo dos sonhos. Antes que me corrijam: Plutarco, filósofo e prosador grego que viveu entre 45-120 dC, cunhou essa frase no livro "Vidas", que teria sido proferida pelo general romano Pompeu. Fernando Pessoa apenas a repetiu, conforme o próprio poeta o confirmou. Bem, explicada essa questão literária - e não faz muito tempo eu, que amo demais Fernando Pessoa e heterônimos, acreditava que o poeta português era o autor do verso -, volto aos sonhos.


Tenho estado à volta com os sonhos não é de hoje. É um assunto que me fascina e, como eu tenho facilidade para me recordar dos meus sonhos, lhes tenho investigado mais cuidadosamente de uns tempos para cá.





Por acaso ou não, hoje me chegou às mãos o "Dicionário dos Sonhos" - Zolar - editora Nova Era - 681 páginas. De abacate a zurrar, o dicionário cobre o mais amplo espectro da fase REM do sono. REM significa rapid eyes movement (movimento rápido dos olhos) que é a fase do sono na qual acontecem os sonhos mais vívidos e, talvez por isso, os que sejam considerados mais significativos e, portanto, passíveis de recuperação ao se acordar.


Quando via a edição, corri os olhos (sem REM, porque estava acordado, como você deve supor, e o supõe bem) pelas páginas e procurei logo alguns significados que talvez me sejam mais relevantes. Não digo que acredito no dicionário. Mas também não digo que desacredito. Não sei quais são as bases científicas que pretendem, por exemplo, explicar porque sonhar com Hamlet pode ter a ver com novos ambientes ou com o fato de que você terá seu(sua) parceiro(a) roubado(a) por um(a) rival. Ou porque sonhar com um lenhador pode significar que você terá muito prazer (aliás, até posso imaginar porque, mas acho que nesse caso trata-se de safadeza da minha parte, de Chapeuzinho Vermelho e da vovó).


Freud e Jung bem que tentaram, de forma mais empírica, levar os sonhos para o universo do real. Tenho lido o grandioso livro de Freud - A Interpretação do Sonhos - e muito do que está contido na obra tem validade científica.


Para completar esse nebuloso estado de inconsciência que são sono e os sonhos, por consequência, aos sonhos se agregam muitos elementos da numerologia, que é o estudo das influências e qualidades místicas dos números. Pela numerologia, cada número ou valor numérico é dotado de uma vibração individual que, teoricamente, indica tendências de acontecimentos ou de personalidade. Note que não há evidência científica nenhuma sobre esse tema.


Mas o assunto é mais do que antigo: Pitágoras (sim, aquele do teorema) é considerado o pai da numerologia por alguns numerólogos. Mas o fato é que a numerologia deriva da gematria, um ramo da cabala, que usa o alfabeto hebraico como base. Assim, a numerologia seria uma adaptação dos princípios da gematria para o alfabeto romano. Mas não entendo desse assunto para discorrer fluentemente sobre isso.





Conforme a numerologia, existem dois tipos de números: o número de expressão, que revela as habilidades, aptidões e oportunidades que estão em sintonia com quem a pessoa é e que podem lhe proporcionar mais satisfação, e o número de impressão, que representa como a pessoa é vista pelas outras pessoas, ou seja, com suas características. De forma que a cada letra é atribuído um determinado valor:


1 - AJS
2 - BKT
3 - CLU
4 - DMV
5 - ENW
6 - FOX
7 - GPY
8 - HQZ
9 - IR


Assim, por exemplo, Redneck deve ser desmembrado:


R - 9
E - 5
D - 4
N - 5
E - 5
C - 3
K - 2


Somam-se os números: 9 + 5 + 4 + 5 + 5 + 3 + 2 = 33 e soma-se de novo até reduzir a soma a um algarismo -> 3 + 3 = 6. Portanto, 6 é o número pessoal deste blogueiro, ao menos no codinome.





Sei que, a essa altura, parece uma aula de matemática. Mas retorno aos sonhos e ao referido dicionário. Ao consultar os números, encontrei as seguintes interpretações para os sonhos, conforme o número. Ou seja, se você sonhar com quaisquer dos números abaixo, o sonho significará, conforme o dicionário:


1 - Ambição e paixão
2 - Fim de um romance
3 - Ficará fascinado(a) pela religião (qualquer uma)
4 - Terá grande poder e força
5 - Felicidade no casamento
6 - Perfeição no trabalho (esse é o número pessoal de Redneck, lembre-se)
7 - Será eficiente e ativo(a) durante a vida
8 - Conservação da propriedade
9 - Aflição e inquietação
10 - Felicidade em breve
11 - Enfrentará um litígio
12 - Terá o melhor de tudo
13 - Tratará as coisas com desdém
14 - Sofrerá prejuízos por causa de outras pessoas
15 - Tenderá a ser misericordioso(a)
16 - Felicidade e amor
17 - Desonra e vergonha
18 - Ficará acostumado(a) ao cansaço
19 - Infelicidade
20 - Será rigoroso(a) e severo(a)
21 - Tudo terminará como você deseja
22 - Descobrirá o segredo de um mistério científico
23 - Vingança
24 - Aprenderá um ofício
25 - Nascimento de uma criança inteligente
26 - Os negócios lhe serão muito favoráveis
27 - Será firme e terá boa mente
28 - Receberá amor e afeição
29 - Comparecerá a um casamento
30 - Você se tornará uma celebridade
31 - Está preparado(a) para exercer o poder
32 - Puro(a) em intenções e expressão
33 - Se for homem, será honesto; se for mulher, sofrerá um aborto
34 - Amor pela glória
35 - Harmonia na família e boa saúde
36 - Um gênio nascerá
37 - Afeto entre pessoas que você ama
38 - Terá um desejo excessivo de ganhar
39 - Você sente inveja de outras pessoas
40 - Recepção em um casamento
41 - Reputação abalada
42 - Viagem curta e infeliz
43 - Comparecerá a um serviço religioso
44 - Você se tornará uma pessoa influente
45 - Perda de virgindade (válido para homens e mulheres)
46 - Terá grande capacidade produtiva
47 - Vida longa e feliz
48 - Será julgado(a) em um tribunal
49 - Receberá afeto de pessoa do sexo oposto
50 - Perdão mútuo
60 - Enviuvará, se for mulher
70 - Será apresentado(a) a uma pessoa famosa
71 - Adoração da natureza
75 - Mudança na temperatura do mundo
77 - Receberá favor de uma pessoa amiga
80 - Você se restabelecerá de uma doença
81 - Logo se tornará viciado(a) em drogas
90 - Ficará cego(a) em pouco tempo
100 - Receberá um favor divino
120 - Obterá um cargo governamental
121 - Será louvado(a) pela comunidade
200 - O perigo virá por causa da hesitação
213 - As bençãos virão em breve
215 - A calamidade está por perto
250 - Aquilo que você desejava acontecerá logo
300 - Você se tornará filósofo(a)
360 - Mudança de residência
365 - Os astros estão a seu favor
400 - Fará uma longa viagem
490 - Ouvirá o sermão de um sacerdote
500 - Vencerá uma eleição
600 - Fará tudo à perfeição
666 - Os inimigos estão a armar uma trama contra você
700 - Terá vigor e poder
800 - Será chefe de um Estado
900 - Poderá passar fome
1000 - Receberá clemência
1095 - Ficará abatido(a) por causa de uma prisão
1360 - Sofrerá constrangimento
1390 - Será perseguido(a) em breve


Afe!!! Se acredito? Não sei, pero que las hay las hay. Me ocorre apenas que costumo sonhar com o alfabeto, e não com os números. Não me lembro de ter sonhado com números. Aliás, meus sonhos costumam ser mudos e, até onde posso vasculhar a mente, presto pouca atenção a detalhes do cenário. Sei que se um terço das profecias acima se cumprissem caso sonhássemos com os números, estaríamos muito felizes ou extremamente deprimidos. Ao avaliar os significados, vejo que para toda felicidade há a correspondente infelicidade, inclusive com ameaça de fome, de prisão e de tragédias. Batakorê Ogum, Ogum Iê Meu Pai, Saravá!


4 Comentários:

João Roque disse...

Meu Deus!!!!
Estávamos a conversar até de manhã sobre tudo isto e não iríamos dormir nada, e portanto não iríamos sonhar: ou seja, pela redução ao "absurdo", destruíste todas as teorias do sonho, incluindo as dos mestres (Freud e Jung).
Mas voltando à realidade, quem não sonha? (no sentido restrito, claro).
Eu acho que sonho todas as noites e como durmo tão pouco, por vezes tenho a sensação que sonho toda a noite; mas há algo curioso nos meus sonhos: nunca sonho com algarismos nem com situações abstractas. nem com gente desconhecida, mas sim com pessoas que conheço ou conheci mas misturo-as em situações utópicas e quase sempre conduzindo a becos sem saída. Quando chego aí e desesperadamente concluo que estou sem soluções, acordo com uma sensação de alívio e justifico assim perante mim próprio que foi bom dormir tão pouco...
Isto poderá vir interpretado no teu dicionário?
Beijo.

Serginho Tavares disse...

gostei muito da aula metafísica assunto pelo qual eu adoro estudar
não conhecia o que você postou aqui e achei bem interessante
se é verdade ou não esta bem escrito

abração

Redneck disse...

João, olha só como você me conhece, pois que já usei a teoria do reductio ad absurdum aqui mesmo, neste blog, há algum tempo. Mas um momento: eu creio sim nos sonhos e nas teorias a eles atreladas. E inclusive confio nas análises freudianas e junguianas. Longe de mim desacreditar ambos. Não é à toa que ando totalmente envolvido com a Interpretação, de Freud. Mas o dicionário me pareceu muito propenso ao exagero. Sabe aqueles livros que se atualizam para não perder o bonde da história? Mais um pouco e temi encontrar o significado de sonhar com a internet no dicionário. Por sorte, não consta (ainda) a internet como símbolo de alguma coisa para sonhos. Mas por que alguém sonharia com Hamlet e não com com Romeu e Julieta, por exemplo? E por que alguém não pode sonhar com o próprio Shakespeare ao invés de sonhar com textos do autor? Sonhar todos sonhamos e ainda que alguns digam que nunca sonharam, está mais do que provado que sonhar significa também acomodar os pensamentos que, difusos durante o dia, aquietam-se na noite assim como todos as demais células que formam o nosso corpo e mente. Te digo que não sonho com números (e os há, muitos, que sonham com números) mas sonho com coisas completamente abstratas, sonho com pessoas conhecidas e desconhecidas e com coisas que não fazem o menor sentido. Pelo menos não o sentido mais rasteiro. Sonho todos os sonhos. De ontem para hoje sonhei com duas sobrinhas, meu irmão e mais algumas pessoas. Com uma dessas pessoas, conhecida, falei longamente ao celular e não me recordo de nenhuma palavra. Por outro lado, me recordo perfeitamente do tom de voz da pessoa do outro lado da linha. Vai saber! Quanto ao seu sonho (recorrente?!), conforme o referido dicionário, sonha com beco sem saída significa que é para você pensar melhor antes de agir. Presumo que você já isso cotidianamente e, portanto, segundo minha própria interpretação, sugiro que você faça o contrário: aja mais por um impulso do que pela razão. Melhor: use a voz do coração para agir e deixe a voz da razão de lado, algumas vezes. A sensação de alívio que você sente, por certo, refere-se ao fato de que, no fundo, algumas respostas que deveriam ser dadas continuam pendentes e é melhor deixá-las para depois. E o fato de você dormir pouco não o eximirá de ter sonhos. Isso também é comprovado cientificamente. Os sonhos mais latentes, na maior parte das vezes, são muito mais próximos do cotidiano do que imaginamos. E o que não resolvemos conscientemente à luz do dia volta para nos atormentar enquanto o cérebro busca se reorganizar para o dia seguinte. Não sei se a minha interpretação te satisfaz mas podemos debater isso longamente durante suas (e minhas) ausências de sono (e de sonhos) diretamente. Beijo e tenha bons sonhos!

Redneck disse...

Serginho, esse assunto também sempre me interessa. Desconfio efetivamente desses dicionários de sonhos. Fico com Freud e Yung que interpretaram muito melhor o que vai nos nossos cérebros e que desencadearam toda uma revolução nessa área. De qualquer forma, os sonhos sempre vão nos causar, imagino, as mais diversas análises. Valeu. Abraço!

Autor e redes sociais | About author & social media

Autor | Author

Minha foto
Redneck, em inglês, define um homem rude (e nude), grosseiro. Às vezes, posso ser bem bronco. Mas, na maior parte do tempo, sou doce, sensível e rio de tudo, inclusive de mim mesmo. (Redneck is an English expression meaning rude, brute - and nude - man. Those who knows me know that sometimes can be very stupid. But most times, I'm sweet, sensitive and always laugh at everything, including myself.)

De onde você vem? | From where are you?

Aniversário do blog | Blogoversary

Get your own free Blogoversary button!

Faça do ócio um ofício | Leisure craft

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

NetworkedBlogs | NetworkedBlogs

Siga-me no Twitter | Twitter me

Quem passou hoje? | Who visited today?

O mundo não é o bastante | World is not enough

Chegadas e partidas | Arrivals and departures

Por uma Second Life menos ordinária © 2008 Template by Dicas Blogger Supplied by Best Blogger Templates

TOPO