Blog Widget by LinkWithin
Connect with Facebook

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Não!!!


Com 52% a favor da proibição e 48% contra, caiu o casamento gay na Califórnia. A maioria, 52%, votou a favor da Proposition 8 (Prop 8) que derruba, em definitivo, a decisão da Suprema Corte da Califórnia de aprovar o casamento gay no estado em maio deste ano. A Prop 8 proíbe, de uma vez por todas, o casamento entre pessoas do mesmo sexo no estado da Califórnia.


Entre junho e ontem, 4, cerca de 14 mil casais gays, de homens e mulheres, aproveitaram a "janela" criada pela Suprema Corte para se casar. Para esses casais, a união civil é válida, reconhecida pela lei. Os que esperavam a derrubada da Prop 8 para casar podem desistir: nenhum casal gay pode casar mais dentro das fronteiras californianas.


A associação pela defesa do casamento gay chegou a arrecadar US$ 73 milhões para derrubar a Prop 8, ligada a movimentos religiosos tradicionalistas, especialmente os evangélicos. Empresas como Apple e Google manifestaram apoio ao casamento gay e celebridades como Brad Pitt fizeram doações a favor da união entre pessoas do mesmo sexo. Mas, não foi suficiente. Nem mesmo as declarações a favor dos direitos civis dos homossexuais emitidas pelo recém-eleito presidente dos EUA, Barak Obama, foram suficientes para convencer o eleitorado californiano. No entanto, Obama não é a favor do casamento gay. Esperava-se que a Califórnia, que exerce forte influência em tendências políticas para o resto dos EUA, aprovasse o casamento gay e liderasse a iniciativa em outros estados.


Outros dois estados norte-americanos também realizaram referendo sobre o mesmo tema. A Flórida e o Arizona, assim como a Califórnia, não aprovaram o casamento gay. Com isso, apenas quatro estados norte-americanos (dos 50 existentes) oferecem legalmente o casamento gay: Connecticut, New Jersey, New York e Massachusetts. O estado do Massachusetts também expede licenças (ou certidões) para casais gays dos estados vizinhos do Novo México e de Rhode Island.


Abaixo, a relação dos países que permitem a união civil entre pessoas do mesmo sexo (casamentos ou parcerias):

- Alemanha
- Croácia
- Dinamarca
- Espanha
- Finlândia
- França
- Hungria
- Islândia
- Luxemburgo
- México
- Nova Zelândia
- Noruega
- Portugal
- Reino Unido
- Suécia
- Suíça


Países que baniram a união civil:

- Honduras
- Letônia
- Uganda

Demais países, incluso o Brasil, não têm leis que permitam ou reprimam a união civil entre pessoas do mesmo sexo.

Seja o primeiro a comentar

Autor e redes sociais | About author & social media

Autor | Author

Minha foto
Redneck, em inglês, define um homem rude (e nude), grosseiro. Às vezes, posso ser bem bronco. Mas, na maior parte do tempo, sou doce, sensível e rio de tudo, inclusive de mim mesmo. (Redneck is an English expression meaning rude, brute - and nude - man. Those who knows me know that sometimes can be very stupid. But most times, I'm sweet, sensitive and always laugh at everything, including myself.)

De onde você vem? | From where are you?

Aniversário do blog | Blogoversary

Get your own free Blogoversary button!

Faça do ócio um ofício | Leisure craft

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

NetworkedBlogs | NetworkedBlogs

Siga-me no Twitter | Twitter me

Quem passou hoje? | Who visited today?

O mundo não é o bastante | World is not enough

Chegadas e partidas | Arrivals and departures

Por uma Second Life menos ordinária © 2008 Template by Dicas Blogger Supplied by Best Blogger Templates

TOPO