Não!!!
Com 52% a favor da proibição e 48% contra, caiu o casamento gay na Califórnia. A maioria, 52%, votou a favor da Proposition 8 (Prop 8) que derruba, em definitivo, a decisão da Suprema Corte da Califórnia de aprovar o casamento gay no estado em maio deste ano. A Prop 8 proíbe, de uma vez por todas, o casamento entre pessoas do mesmo sexo no estado da Califórnia.

Entre junho e ontem, 4, cerca de 14 mil casais gays, de homens e mulheres, aproveitaram a "janela" criada pela Suprema Corte para se casar. Para esses casais, a união civil é válida, reconhecida pela lei. Os que esperavam a derrubada da Prop 8 para casar podem desistir: nenhum casal gay pode casar mais dentro das fronteiras californianas.

A associação pela defesa do casamento gay chegou a arrecadar US$ 73 milhões para derrubar a Prop 8, ligada a movimentos religiosos tradicionalistas, especialmente os evangélicos. Empresas como Apple e Google manifestaram apoio ao casamento gay e celebridades como Brad Pitt fizeram doações a favor da união entre pessoas do mesmo sexo. Mas, não foi suficiente. Nem mesmo as declarações a favor dos direitos civis dos homossexuais emitidas pelo recém-eleito presidente dos EUA, Barak Obama, foram suficientes para convencer o eleitorado californiano. No entanto, Obama não é a favor do casamento gay. Esperava-se que a Califórnia, que exerce forte influência em tendências políticas para o resto dos EUA, aprovasse o casamento gay e liderasse a iniciativa em outros estados.

Outros dois estados norte-americanos também realizaram referendo sobre o mesmo tema. A Flórida e o Arizona, assim como a Califórnia, não aprovaram o casamento gay. Com isso, apenas quatro estados norte-americanos (dos 50 existentes) oferecem legalmente o casamento gay: Connecticut, New Jersey, New York e Massachusetts. O estado do Massachusetts também expede licenças (ou certidões) para casais gays dos estados vizinhos do Novo México e de Rhode Island.

Abaixo, a relação dos países que permitem a união civil entre pessoas do mesmo sexo (casamentos ou parcerias):
- Alemanha
- Croácia
- Dinamarca
- Espanha
- Finlândia
- França
- Hungria
- Islândia
- Luxemburgo
- México
- Nova Zelândia
- Noruega
- Portugal
- Reino Unido
- Suécia
- Suíça

Países que baniram a união civil:
- Honduras
- Letônia
- Uganda
Demais países, incluso o Brasil, não têm leis que permitam ou reprimam a união civil entre pessoas do mesmo sexo.
Postar um comentário