Rastreio de Cozinha - 159
Acabou! Fim. Da penúltima fase. Acabaram as provas, todas. Tivemos a última nesta sexta-feira, 28. Agora, só falta a banca.

Mas, antes, passamos por um leve sobressalto. A prova era teórica, de Cozinha Oriental - China, Índia, Laos, Camboja, Tailândia, Filipinas, Vietnã, Coréia e Japão. O material era bastante extenso e os nomes, como você pode imaginar, não são de fácil memorização. Tampouco os significados: dahi (coalhada ou iogurte na Índia), lassi (bebida refrescante), paneer (queijo), ghee (manteiga clarificada), Peh Ching K'ao Ya (Pato de Pequim).
Claro que nem com a ajuda espiritual de Confúcio e de Buda é possível entranhar e reproduzir ingredientes, molhos, temperos e os mais diversos pratos orientais. E nem adianta prometer subir a Muralha da China de joelhos. Além de não significar nada para a cultura chinesa, lhe asseguro que a nada amistosa guarda chinesa lhe conduzirá por caminhos nada tranquilos.
O sobressalto a que me referi foi uma brincadeira: o professor nos separou, nos colocou a cada um bem distantes uns dos outros, distribuiu a prova, leu o enunciado e disse: podem fazer!

Como a prova de Cozinha Oriental já havia sido aplicada para outras turmas, sabíamos, de antemão, que havia sido com consulta. Portanto, estávamos tranquilos. Mas, surpresa! Ele somente disse: façam! Sem consulta!
A classe soltou um "Oh!" coletivo e pungente, mas, ele, ator, continuou e disse que era para fazer e pronto. A surpresa se manteve em suspenso por pelo menos um minuto. Tempo suficiente para ouvir com precisão sinais de taquicardia, dor-de-barriga, choro e ranger de dentes.

Depois, com a devida audiência aterrorizada, nos chamou de cretinos (típico) e disse que podíamos consultar a apostila. Outro "Oh!" coletivo, aliviado, se fez ouvir. Devo dizer que se não fosse por isso, teria o meu pior resultado nesses dois anos. Eu sabia apenas uma questão, do total de seis: a base da cozinha tailandesa, que é coco e pimenta. De resto, não tinha a mínima idéia.
Como os colegas e eu imaginávamos que seria uma prova sob consulta, em nenhum momento eu pensei seriamente em estudar a apostila. Apenas, durante o dia, fiz uma ligeira leitura, do tipo dinâmica: passei os olhos pelas páginas e pronto.

De qualquer forma, até mesmo esse olhar desatento me ajudou: eu estava familiarizado com a apostila e concluí a prova em menos de 30 minutos. Assim, se encerrou o capítulo "provas" do quarto módulo e último ano de gastronomia.
Não sei dizer com precisão se terei que passar pelos exames. Na semana que vem, teremos que apresentar o TCC (sexta-feira, dia 5 de dezembro, pontualmente às 20:40 horas). Exceto pelo TCC, não haverá mais compromissos.

No entanto, na outra semana, a partir do dia 8 de dezembro, teremos a semana inteira de devolutivas (de notas e faltas) e, se for o caso, o anúncio de exames (que é uma espécie de repescagem para quem não atingiu a nota média final, que é de 12 pontos no módulo inteiro).
Assim, oficialmente, minhas aulas terminam apenas no dia 12 de dezembro. Mesmo porque é obrigatória a presença das devolutivas, com direito, inclusive, a chamada e presença, ou falta.
Este Rastreio voltará a ser publicado apenas no dia 5 de dezembro, portanto, já que não terei relatos relativos à faculdade nos próximos dias. Isso não significa desvinculação com a faculdade. Nesse ínterim, preparo a apresentação do TCC (são, no máximo, dez slides em PowerPoint), o ensaio da apresentação (com todo o grupo) e a dose necessária de energia para, finalmente, nos submetermos à banca. Até lá, torçam por mim. Beijo, me liga!
Que sufôco passaram!. Obrigada pela resposta ao meu pedido, em breve publicarei. Parabéns, pelos ótimos Blogs, e, também agora, pelo merecido selo.
Abraço!
Oi Nanda, felizmente, o sufoco passou e respiramos, aliviados. Agora, falta somente a banca. Obrigado pelo cumprimento. Beijo!
Postar um comentário