Blog Widget by LinkWithin
Connect with Facebook

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Rastreio de Cozinha - 143


Somente hoje me dei conta que tenho apenas mais duas semanas de aula. A partir do dia 24 deste mês, daqui a menos de 15 dias, começam as segundas provas bimestrais (P2) do atual módulo. E, uma semana depois, ocorre a entrega e apresentação do Tentativa de Cabar Comigo, vulgarmente denominado TCC.

As aulas acabam, oficialmente, no dia 12 de dezembro. Portanto, estou a 38 dias do final da faculdade de gastronomia. É impressionante como este segundo semestre de 2008 (correspondente ao quarto módulo da faculdade de gastronomia) voou. E não tivemos trégua: trabalhos, apresentações, primeiras provas (P1) do quarto módulo e, depois, mais TCC, evento, mais TCC, entregas de trabalhos e tome TCC.

Esta semana, passado o nosso evento planejado há um mês - o Boteco Bossa Nova -, começamos a nos preparar para as próximas provas. Nem bem viemos do transtorno de provas, de Semana de Gastronomia e de eventos e já entramos de novo no ciclo de prazos, provas, notas, faltas e pendências a resolver.


Hoje, por exemplo, tivemos aula de Enologia e Enogastronomia, com degustação de vinhos espanhol - um Vino de Crianza TTO (tinto), Merlot, envelhecido por, no mínimo, dois anos (creio que era de 2005) - e italiano - outro TTO, feito com uva Nero d'Avolo, da região da Sicília e o professor comentou que teremos apenas mais duas aulas - dias 11 e 18 de novembro. Depois, prova e, depois, acabou!

É impressionante como o tempo se esvai numa sucessão de dias e compromissos. Tenho a sensação de que este ano não houve uma única semana na qual eu não estivesse envolvido com trabalho ou com faculdade. Mesmo em julho, quando estava de férias, eram tantas as providências a serem tomadas por conta do TCC que sinto um ano inteiro de atividade acadêmica - quer dizer, até onde pode ser acadêmica uma faculdade de gastronomia -, com uma série de pequenos detalhes que, somados, perfazem o volume de todo o aprendizado, enfim.


Neste quarto módulo e segundo semestre de 2008, tudo pareceu andar mais rápido e mesmo as aulas "gastronômicas" - Cozinha Oriental, Enologia e Enogastronomia, Sala e Bar e Eventos - parecem, vistas daqui, menos volumosas do que pareciam ser a princípio.

É. Já estou em clima de final de faculdade, sim. Comentei hoje com uma colega que a cada evento que fechamos às segundas-feiras - são cinco no total, e três já foram realizados -, é como se fechássemos círculos, pequenas despedidas que se antecedem ao final do curso.

Meio nostálgico, provavelmente, este post é mais para registrar que a passagem do tempo é mesmo relativa. Nas questões profissionais, no que concerne ao meu dia-a-dia, as horas são insuficientes para comportar tanta atividade, entrevista, textos, matérias, contatos, palestras, seminários e todas as outras ações que fazem parte da rotina jornalística. Na questão acadêmica, é incrível que as poucas horas que passo no ambiente da faculdade - são entre 5 e 6 horas entre o ir e vir da faculdade - rendam tanto, e mais, talvez, que a baixa produtividade de um dia inteiro dedicado ao ato de praticar jornalismo.

O que sei é que em um ambiente - jornalismo - lido com sínteses, teses e antíteses para elaborar artigos. No outro, a gastronomia, trabalho com a simplicidade e a complexidade de uma das mais fundamentais condições inerentes à sobrevivência humana, a alimentação. Me responda, de pronto, qual dos ambientes eu considero mais importante!

4 Comentários:

Anônimo disse...

Até eu senti uma certa nostalgia com o fim do curso, especialmente porque de certa forma acompanhei sua trajetoria desde o começo e segui sua evoluçao nas nossas conversas e aqui neste blog. Parabens por finalizar mais essa etapa!

Redneck disse...

La Voyageuse, você acredita que lá se vão dois anos, entre a decisão de prestar o vestibular e o ato de concluir o curso? Obrigado por me acompanhar nesse período. Você bem sabe que houve momentos bastante salgados no meio do caminho. Mas, é fato, nunca estive tão certo quanto à minha decisão. Obrigado. Beijo!

Anônimo disse...

2 anos realmente voam....
nem deu p ver tua resposta ontem, sai de lá 7 da noite e fui jantar, cheguei em casa morrendo de sono :o)
bom, mas valeu o investimento, foi muito interessante ver algumas pessoas expondo suas idéias.
pontos negativos do primeiro dia, a falta de espaço na hora do almoço - simplesmente odeio comer de pé - e a grosseria absurda de uma moça da organização - todos com quem falei reclamaram da fulana, e digo fulana porque não tinha nem identificação.
acho que hoje vc vai pegar o evento mais tranqüilo, ontem estava absolutamente lotado e cada vez que o adriá aparecia a comoção era proporcional a madonna desfilar na oscar freire :o)
beijo

Redneck disse...

Tati, a despeito da minha imensa vontade de ir ao evento, não pude, como você poderá ler no post de ontem. Não sei se hoje, durante o dia, estarei bem o suficiente para encarar a Santo Amaro, o calor e a muvuca. Se eu for, te ligo quando lá estiver. Beijo!

Autor e redes sociais | About author & social media

Autor | Author

Minha foto
Redneck, em inglês, define um homem rude (e nude), grosseiro. Às vezes, posso ser bem bronco. Mas, na maior parte do tempo, sou doce, sensível e rio de tudo, inclusive de mim mesmo. (Redneck is an English expression meaning rude, brute - and nude - man. Those who knows me know that sometimes can be very stupid. But most times, I'm sweet, sensitive and always laugh at everything, including myself.)

De onde você vem? | From where are you?

Aniversário do blog | Blogoversary

Get your own free Blogoversary button!

Faça do ócio um ofício | Leisure craft

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

NetworkedBlogs | NetworkedBlogs

Siga-me no Twitter | Twitter me

Quem passou hoje? | Who visited today?

O mundo não é o bastante | World is not enough

Chegadas e partidas | Arrivals and departures

Por uma Second Life menos ordinária © 2008 Template by Dicas Blogger Supplied by Best Blogger Templates

TOPO