Blog Widget by LinkWithin
Connect with Facebook

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Rastreio de Cozinha - 151


Pela terceira ou quarta vez neste semestre, o trabalho se sobrepôs à faculdade. Matéria de última hora para fazer, entrevista das 17 horas que foi para as 18 horas e depois quase 18:30 horas. Quando concluí tudo, pelo menos por ora, já eram mais de 19 horas.

Às sextas-feiras temos quatro aulas de Cozinha Oriental. Não tenho a cara de pau de chegar numa cozinha em ebulição às 20, 20:15 horas e fazer de conta que está tudo bem, como alguns colegas fazem.


Assim, resolvi não ir. Ou eu pego a produção dos pratos do começo ou é melhor nem aparecer. Porque cozinha é assim: você tem que entrar na dança e quando estou lá, independentemente do cansaço, correria diária ou de algumas frustrações, a cozinha tem o poder de me deslocar do mundo cão e me transportar para outro universo.

Não, não vejo a cozinha como uma terapia ocupacional. É mais do que isso. É o prazer de fazer e ver o prato pronto, num sincronismo de cor, sabor e segredos, todos contidos ali, naquela pequena peça que, por instantes, vale a pena todo o esforço.


E hoje começaram as aulas da Índia, pelas quais eu ansiava há muito. Mas, é assim, sempre, não? Se você se programa, sempre há um programador Matrix para te desviar da rota e fazer com que teus cálculos te guiem para outras direções. Hoje foi isso que ocorreu.


Queria muito ter tido contato com a gastronomia indiana. Para mim, a cozinha da Índia é, na Ásia, tão misteriosa quanto a gastronomia da China. É uma riqueza de texturas, cores, curry, milhares de tipos de curry, alimentos completamente exóticos para nós. Sim, a gastronomia indiana é secular e, por isso, deve ter uma extensa e prazerosa história.


Mas, não deu. Na semana que vem, é feriado na quinta-feira, no dia 20 (Dia da Consciência Negra). Esse feriado ainda não é nacional, mas, ano a ano, tem sido adotado por mais cidades: em 2006, dos 5.561 municípios brasileiros, 225 celebraram a data; este ano, são 303 cidades que comemoram o feriado. Das capitais, no entanto, param apenas São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus, Cuiabá e Maceió.


Dessa forma, não teremos aula na próxima quinta e tampouco na sexta. Na quarta-feira, é o meu prazo para a entrega da versão 1 do TCC (três cópias que serão avaliadas antes da entrega final). Depois, na outra semana, começam as provas finais (P2). E, depois das provas, entrega da versão 2 do TCC e apresentação para a banca.


Assim, ao contrário do que eu imaginava, não terei mais aulas práticas de Cozinha Oriental. O que é uma pena porque a última, portanto, foi hoje e eu a perdi. Sabe o quê? Acho que vou para a Índia aprender in loco o que não consegui nem antever aqui no Brasil. Sempre tive a maior vontade de ir para lá. E, depois, não custa dar uma mergulhadinha no Ganges para espantar bruxarias, quebrantes e maus-olhados, não é?

Seja o primeiro a comentar

Autor e redes sociais | About author & social media

Autor | Author

Minha foto
Redneck, em inglês, define um homem rude (e nude), grosseiro. Às vezes, posso ser bem bronco. Mas, na maior parte do tempo, sou doce, sensível e rio de tudo, inclusive de mim mesmo. (Redneck is an English expression meaning rude, brute - and nude - man. Those who knows me know that sometimes can be very stupid. But most times, I'm sweet, sensitive and always laugh at everything, including myself.)

De onde você vem? | From where are you?

Aniversário do blog | Blogoversary

Get your own free Blogoversary button!

Faça do ócio um ofício | Leisure craft

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

NetworkedBlogs | NetworkedBlogs

Siga-me no Twitter | Twitter me

Quem passou hoje? | Who visited today?

O mundo não é o bastante | World is not enough

Chegadas e partidas | Arrivals and departures

Por uma Second Life menos ordinária © 2008 Template by Dicas Blogger Supplied by Best Blogger Templates

TOPO