Blog Widget by LinkWithin
Connect with Facebook

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Dance dance dance!


Ao ler o jornal hoje, vi um anúncio quase de página inteira no caderno Ilustrada da Folha de S.Paulo sobre o II Fórum de Dança Ourinhos. Fiquei bastante surpreso. Já disse antes aqui no blog que um dos meus sonhos irrecuperáveis é a dança. Gostaria de dançar profissionalmente.

Mas, por falta de conhecimento, de oportunidades e de uma série de outros empecilhos, isso não aconteceu. Fiz alguns meses, ainda, de dança moderna - baseada no estilo de Marta Graham -, mas, infelizmente, constatei, na ocasião, que não tinha mais nem corpo ou idade para a dança.

A dança, sim, a dança do balé, moderno ou clássico, se aprende na infância. É uma vida de treino e de privações. De escoriações, de dor. Assim como o que ocorre com os atletas. O corpo é levado ao limite e, até mesmo, a ultrapassar esse limite.

Em São Paulo, temos muito pouco em termos de apresentação de dança. E, quando tem, é caro, inacessível. Pessoalmente, vi pouquíssimos espetáculos. Mas, a cada vez que os assisto, sinto uma dor aguda por não estar lá no palco. O balé me emociona tanto quanto a música.

Daí que foi com grata alegria ver que há um festival de dança em Ourinhos. A cidade é vizinha de São Pedro do Turvo, minha própria cidade de origem. São apenas 30 Km entre uma e outra. O II Fórum Dança Ourinhos acontece entre os dias 26 de novembro (na próxima quarta-feira) a 7 de dezembro. Se você quiser obter mais informações, acesse aqui neste link. O evento me remete ao Festival de Dança de Joinville.

Em Ourinhos, haverá uma série de espetáculos. A programação artística é de Rômulo Ferraz:

- Cia. Ourinhos
- Cia. de Danças da Bielo Rússia
- Deanima Ballet Contemporâneo
- Cia. Brasileira de Danças
- Grupo Raça
- Projeto Ciranda da Cultura
- Escola Municipal de Bailado de Ourinhos
- Cia. Experimental de Ourinhos
- Quasar Jovem
- Mademoiselle Miroir
- Ballet Bolshoi

Abaixo, dois vídeos baseados no filme "Retratos da Vida", de Claude Lelouch (1981), para o qual Maurice Béjart fez a coreografia "Uns e Outros", sob a música "Bolero", de Ravel. São as duas partes do espetáculo, imortalizado pelo bailarino Jorge Donn, eterno primeiro bailarino de Béjart. Estas versões, no entanto, não são com Jorge Donn:

Parte 1




Parte 2



2 Comentários:

Diana disse...

Ah, a dança, a música....sou viciada em música e adoro me acabar de dançar...me renovo. Beijos saudosos, Di.

Redneck disse...

Diana, também me renovo, a despeito da dor consequente no dia seguinte: juntas e membros despregam-se e transformam-se num balé de ossos desconjunturados que levam alguns dias para voltar ao normal. Mas, ainda assim, eu insisto. Beijo, me liga!

Autor e redes sociais | About author & social media

Autor | Author

Minha foto
Redneck, em inglês, define um homem rude (e nude), grosseiro. Às vezes, posso ser bem bronco. Mas, na maior parte do tempo, sou doce, sensível e rio de tudo, inclusive de mim mesmo. (Redneck is an English expression meaning rude, brute - and nude - man. Those who knows me know that sometimes can be very stupid. But most times, I'm sweet, sensitive and always laugh at everything, including myself.)

De onde você vem? | From where are you?

Aniversário do blog | Blogoversary

Get your own free Blogoversary button!

Faça do ócio um ofício | Leisure craft

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

NetworkedBlogs | NetworkedBlogs

Siga-me no Twitter | Twitter me

Quem passou hoje? | Who visited today?

O mundo não é o bastante | World is not enough

Chegadas e partidas | Arrivals and departures

Por uma Second Life menos ordinária © 2008 Template by Dicas Blogger Supplied by Best Blogger Templates

TOPO