Blog Widget by LinkWithin
Connect with Facebook

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Um vazio no meu coração

Nesta terça-feira, 20, celebrou-se, em 20 cidades brasileiras, o Dia da Consciência Negra. Para muitos, foi um pretexto para emendar um feriado (15 de novembro) no outro e fazer uma pequena folga de seis dias. Para outros, foi dia de protesto. Muitos trabalharam hoje. E principalmente aqueles para quem foi criado esse dia. Também trabalhei hoje e, no geral, o dia foi bastante triste. Estou aqui a misturar alhos com bugalhos, mas, é a minha maneira de contar as coisas. Hoje foi um dia de perda. Perdi uma pessoa, minha avó, que debateu-se muito, muito mesmo pela vida, a despeito de proclamar o contrário em todas as ocasiões. Ela tinha 97 anos e completaria 98 no dia 27 de dezembro. Maria. Nascida em 1909. Viu o século XX inteiro. Viu duas grandes guerras. Não foi testemunha ativa, posto que morou a maior parte da sua vida no sítio, no meio do nada. Onde a informação era escassa e os ruídos do mundo moderno chegavam com atraso. Perdeu quatro filhos homens, inclusive meu pai. A dor da mãe que vê seus filhos irem, um a um. Perdeu o marido, de quem cuidou pacientemente por uma década. Me lembro dela desde pequeno, da capela, das caminhadas noturnas iluminadas a lampião de gás. De lamparinas de querosene em sua casa, que seria consumida inteiramente pelo fogo, fruto de um raio certeiro. Perdeu filhos, perdeu a casa, perdeu o marido. Nunca, nunca perdeu a fé. Não conheci pessoa mais crente, mais praticante, mais católica do que ela. Formou multidões em catecismos. Foi madrinha de centenas. Nos últimos anos, completamente lúcida, queixava-se de dores. Mas, não esquecia o nome dos netos, dezenas de netos. Lembro-me nitidamente dela em seu penúltimo aniversário. Estou longe de todos, agora. Não lido bem com a perda. Não suporto a despedida final. O meu adeus fica registrado aqui. Estampo minha homenagem a ela com um rosário porque foi o objeto mais constante em suas mãos, com absoluta certeza.

4 Comentários:

Anônimo disse...

Sinto muito. Ningu�m lida bem com essa perda. Dona Maria catequisou gera�es e gera�es de uma cidade inteira. Lembro-me dela nos ensinando a ora�o do "Anjo da Guarda" como se fosse hoje. Ela cumpriu uma miss�o, esteja certo disso, meu caro. Enquanto centenas de milhares vivem e viveram uma vida sem prop�sito, a vida dela foi cheia. Abra�os.

Carminha disse...

Meus sentimentos . todos temos que passar por isso, é difícil e até cruel ,quando se trata da perda de alguém que amamos muito, mãe perder filho então..é muito duro .
Mas dona Maria também me ensinou muito, foi minha catequista. Lembro muito bem ainda quando , nessa capela, ela 'cantava" Santo anjo do Senhor, meu zeloso.... a oração do Anjo da Guarda, a orações , sorteio de "santinho", Ave Maria, Pai Nosso..enfim que agora ela esteja descansando em PAZ.

Anônimo disse...

Para a Carminha...legal que você também esteja prestigiando o blog do nosso querido amigo de infância! Eu tô sempre entrando e dando meus pitacos. Também fiquei triste com a notícia, estive em SPT no carnaval e não fui vê-la, me arrependo.

Anônimo disse...

Awesome website, I had not come across rastreiodecozinha.blogspot.com previously during my searches!
Carry on the great work!

Autor e redes sociais | About author & social media

Autor | Author

Minha foto
Redneck, em inglês, define um homem rude (e nude), grosseiro. Às vezes, posso ser bem bronco. Mas, na maior parte do tempo, sou doce, sensível e rio de tudo, inclusive de mim mesmo. (Redneck is an English expression meaning rude, brute - and nude - man. Those who knows me know that sometimes can be very stupid. But most times, I'm sweet, sensitive and always laugh at everything, including myself.)

De onde você vem? | From where are you?

Aniversário do blog | Blogoversary

Get your own free Blogoversary button!

Faça do ócio um ofício | Leisure craft

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

NetworkedBlogs | NetworkedBlogs

Siga-me no Twitter | Twitter me

Quem passou hoje? | Who visited today?

O mundo não é o bastante | World is not enough

Chegadas e partidas | Arrivals and departures

Por uma Second Life menos ordinária © 2008 Template by Dicas Blogger Supplied by Best Blogger Templates

TOPO