Blog Widget by LinkWithin
Connect with Facebook

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Isto não é para você - XVIII

(previously, leia "Isto não é para você - XVII", direto de O Quem)

A personalidade rotativa de Nicole havia ativado algo em Olívia. Ela sentia faíscas no ar. Era a atual Nicole um blefe? Quanto mais a amiga falava, mais Olívia tinha a sensação de uma peça. Parecia tudo uma mise en scène para a grande entrada triunfal. Por que Nicole soava tão abstrata e surreal se tudo o que dizia era concreto o bastante? Parecia um túnel escorregadio, cheio de opções, mas todas assustadoras. "Definitivamente, ela atua para mim, como se eu fôsse uma platéia a ser cativada", pensou Olívia. Mas, por quê? "Não tenho que ser convencida de nada", bradou internamente. Parece que as pessoas tendiam a armar tendas em um grande descampado para construir uma idéia de unidade que não existia, afinal. Um exército de tendas. Todas de papel. Voariam nos primeiros ventos. "Todos somos tão frágeis", analisou Olívia. "Ela também, afinal." Nicole ria-se e nem notava. Falava alto e balançava-se muito. Parecia um pêndulo incoerente. Para Olívia, a amiga estava a ponto de gritar, como um cuco de relógio antigo, fora de hora, totalmente descoordenado com o tempo real. "Você vai o quê?", perguntou Olívia, sem entender direito. "Vou fugir de tudo", respondeu Nicole. "Vou negar tudo, minha vida, Eduardo, meu futuro. Não posso mais. Odeio tudo isso", disse, numa rajada. Olívia sentiu o choque e suportou. Sabia que havia muito mais do que a máscara de boneca de Nicole mostrava. A californiana, antes loura e elegante, se desfazia na sua frente. Parecia uma pessoa em desconstrução. Estava deformada. "Não quero mais nada. Tudo é uma mentira. Sou uma fraude", gritou Nicole. As pombas dispararam em revoada e os pedestres as olharam. Nicole havia começado e não ia parar tão cedo. Caminhavam pelos pedregulhos e tudo o que Olívia enxergava era uma enorme catarse em formação. Nicole se degradava sob seus olhos e Olívia não sabia o que fazer. Bem que sentira, nunca se enganava. Nicole andou a esmo, bamba, trôpega. Agarrou-se no cercado ao redor da árvore e vomitou. As pessoas ainda as olhavam. "Sorry", riu-se Olívia. "Estamos todos doentes, em algum momento", disse, entre os dentes. Caminhou até Nicole e ofereceu-lhe um lenço. "Não, pare, você não entende. O mundo acabou. Eu não sou nada. Sou uma mentira. Minto sobre tudo. Eduardo não me ama. Suporta-me. Sou uma adicta, você não vê? Olhe nos meus olhos: estou negra por dentro, não tenho luz", aos berros, em português, Nicole chafurdava. Nicole lhe apontou os braços, cheios de minúsculas picadas roxas. "Injeto o desafeto em mim. O dejeto. O lixo. Sou coletora da sordidez", disse Nicole, quase num sussuro. Olívia queria fazer perguntas, cutucá-la, chocoalhar Nicole para derrubar aquelas palavras todas. Não sabia como reagir àquilo. Sentou-se no gramado, ao lado de Nicole, e colocou a cabeça da amiga no colo. Nicole entrava em convulsão e tudo o que Olívia via pela frente era Antônio, Helena e Marcelo. Onde estavam todos? Por que estava ali, agachada em praça pública? Por que Nicole estava doente?

(post script, leia "Isto não é para você - XIX" em O Quem)

Seja o primeiro a comentar

Autor e redes sociais | About author & social media

Autor | Author

Minha foto
Redneck, em inglês, define um homem rude (e nude), grosseiro. Às vezes, posso ser bem bronco. Mas, na maior parte do tempo, sou doce, sensível e rio de tudo, inclusive de mim mesmo. (Redneck is an English expression meaning rude, brute - and nude - man. Those who knows me know that sometimes can be very stupid. But most times, I'm sweet, sensitive and always laugh at everything, including myself.)

De onde você vem? | From where are you?

Aniversário do blog | Blogoversary

Get your own free Blogoversary button!

Faça do ócio um ofício | Leisure craft

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

NetworkedBlogs | NetworkedBlogs

Siga-me no Twitter | Twitter me

Quem passou hoje? | Who visited today?

O mundo não é o bastante | World is not enough

Chegadas e partidas | Arrivals and departures

Por uma Second Life menos ordinária © 2008 Template by Dicas Blogger Supplied by Best Blogger Templates

TOPO