Blog Widget by LinkWithin
Connect with Facebook

sábado, 15 de setembro de 2007

Dica do Chef

Fui almoçar este sábado à tarde no Mestiço, em função do meu curso de gastronomia. O projeto da minha turma prevê a criação de um restaurante contemporâneo e, portanto, necessitamos de pesquisa de campo para conhecer o funcionamento de um lugar como este. Frequento o Mestiço há anos e sempre gostei da comida. Este ano, o restaurante comemora uma década, conduzido pela chef Ina de Abreu (foto). Ina nos deu (aos meus colegas e a mim) o prazer de sua companhia ao saber que éramos da faculdade de gastronomia. Foi por nós entrevistada e confirmou que é gentil e simpática. Está na cozinha há 30 anos e agora experimenta o risco, mais uma vez, ao abrir o Fillipa, com o mesmo conceito do Mestiço e novo cardápio. Em duas palavras, Ina resumiu o segredo da casa: "Humildade e dedicação", disse, ao comentar a permanência do restaurante. São Paulo é conhecida pelo abre-fecha de locais da moda. A chef nos afirmou que os ingredientes são 50% do segredo dos pratos e que a vocação é o item mais importante dentro de uma cozinha. O Mestiço é uma mistura de cozinha tailandesa, brasileira e baiana. Recomendo o "Metrópole", steak de filé mignon acompanhado por batatas e salada de agrião. Como sobremesa, um maravilhoso creme de framboesa. Ah! Não deixe de experimentar a caipiroska de framboesa. O Fillipa também é uma mescla das culinárias tailandesa, vietnamita, francesa, brasileira e italiana. Abaixo, a receita do "Curry Tailandês de Salmão", que compõe o cardápio do Fillipa:

Ingredientes

- 1 colher de sopa de óleo
- 1 colher de sopa de alho picado
- 1/2 colher de chá de curry vermelho
- 200g de salmão salteado
- 1 colher de chá de molho de soja
- 1/2 xícara de leite de coco
- 1/2 xícara de água
- 1 colher de chá de nampla
- 1/2 colher de chá de açúcar mascavo
- Manjericão tailandês
- 1 folha de limão

Modo de fazer

1. Em uma frigideira com óleo, doure o alho e o curry vermelho.
2. Junte o salmão e deixe que fique coberto com todo o tempero.

3. Acrescente o molho de soja, o leite de coco, a água e o açúcar mascavo. Depois, junte o nampla.
4. Salpique o manjericão e deixe no fogo por mais 3 ou 4 minutos.
5. Coloque em um prato, enfeite com a folha de limão e sirva com arroz de jasmim coberto por raspas de coco.

Se você aprova (ou não) que eu dê receitas no Por uma Second Life Menos Ordinária, dê sua opinião (via comentário ou menosordinaria@gmail.com). É importante para eu conhecer suas expectativas diante desse aspirante a chef de cozinha.

Seja o primeiro a comentar

Autor e redes sociais | About author & social media

Autor | Author

Minha foto
Redneck, em inglês, define um homem rude (e nude), grosseiro. Às vezes, posso ser bem bronco. Mas, na maior parte do tempo, sou doce, sensível e rio de tudo, inclusive de mim mesmo. (Redneck is an English expression meaning rude, brute - and nude - man. Those who knows me know that sometimes can be very stupid. But most times, I'm sweet, sensitive and always laugh at everything, including myself.)

De onde você vem? | From where are you?

Aniversário do blog | Blogoversary

Get your own free Blogoversary button!

Faça do ócio um ofício | Leisure craft

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

NetworkedBlogs | NetworkedBlogs

Siga-me no Twitter | Twitter me

Quem passou hoje? | Who visited today?

O mundo não é o bastante | World is not enough

Chegadas e partidas | Arrivals and departures

Por uma Second Life menos ordinária © 2008 Template by Dicas Blogger Supplied by Best Blogger Templates

TOPO