Blog Widget by LinkWithin
Connect with Facebook

terça-feira, 30 de setembro de 2008

Rastreio de Cozinha - 123

Têm coisas que funcionam assim: basta você se espernear um pouquinho e as pessoas liberam. Hoje tivemos teoria e degustação de vinhos. Quase inacreditável porque já era praticamente certo que não teríamos novas degustações. Como foi algo inesperado, não tive sequer a lembrança de registrar os nomes dos vinhos servidos.


Foram duas castas: Cabernet Sauvignon e Merlot (TTO ambos). Antes, porém, foram abordados os vinhos classificados no Olimpo dos vinhos: é a classificação Premier Cru Classé, onde estão alguns dos vinhos mais famosos do mundo: Chateau Petrus (Merlot), Chateau Margaux, Mouton Rothschild e Chateau Latour (todos os três são Cabernet Sauvignon). Vimos também os brancos (BCO) da região francesa do Loire, os Chablis: Petit Chablis, Chablis, Chablis Premier Cru e Chablis Grand Cru.


(Chateau Mouton Rothschild)

Outro vinho estudado foi o Chateau d'Yquem (BCO), um dos mais famosos vinhos Sauternes do mundo. As castas do d'Yquem são 80% Semillón e 20% Sauvignon Blanc e o vinho é classificado como Premier Cru Supérieur. O Sauternes já foi abordado neste blog e é o vinho em cuja ativação está presente a Botrytis cinerea , bactéria que desidrata a uva.


(Chateau Latour)

Para efeito de classificação, além do PCC (Premier Cru Classé), os vinhos são classificados em V Table (vin de table ou vinho de mesa), para os vinhos mais básicos; AC (Apellation Contrôlée), que classifica genericamente os vinhos de Bordeaux (região da França) e AOC (Apellation d'Origine Contrôlée), que classifica especificamente os vinhos de uma determinada região ou cidade. Para obter a AOC, os vinhos devem ser produzidos na mesma forma e com igual qualidade durante 5 anos.

A pontuação dos vinhos leva em conta vários itens e segue a ficha internacional de degustação. Os pontos vão de 1 a 100: de 50 a 59, os vinhos são considerados regulares; de 60 a 69, médios; de 70 a 79, bons; de 80 a 89, muito bons; e de 90 a 99, excelentes.


(Chateau Margaux)

Em geral, os vinhos acondicionados em garrafas amarelas ou âmbar são mais encorpados (como os da casta Chardonnay) e os engarrafados em garrafas verdes são menos encorpados (como os da casta Sauvignon Blanc).


(Chateau d'Yquem)

O segundo tema deste post envolve as provas. Ainda não comentei nada aqui no blog, mas, estamos em pleno período de provas. Desde o último final de semana, tenho feito uma série de trabalhos. No domingo, respondi uma prova online, de Eventos e Sala e Bar. Na segunda-feira, falamos sobre essa prova, que tinha uma questão errada e que foi anulada. Hoje, tivemos a prova de Gestão de Pessoas e Qualidade. Foram duas folhas (frente e verso) de respostas. Amanhã, quarta-feira, temos mais duas provas: Planejamento e Organização e a temida Gestão Financeira (Custos).

Ainda teremos provas de Marketing, entrega de trabalhos e pendências em Projetos II (vulgo TCC) e na sexta-feira prova prática de Cozinha Oriental (também temos prova descritiva dessa disciplina no portal da faculdade). Na semana que vem, entrega do projeto de Eventos (faremos um evento) e na terça-feira, a prova de vinhos. Ufa!!!

(Repare: se você gosta de vinhos, saiba que a taça oficial de vinhos contém, em média, 238 calorias, ou seja, o vinho, além de todas as propriedades associadas, é, ainda, alimento.)

Seja o primeiro a comentar

Autor e redes sociais | About author & social media

Autor | Author

Minha foto
Redneck, em inglês, define um homem rude (e nude), grosseiro. Às vezes, posso ser bem bronco. Mas, na maior parte do tempo, sou doce, sensível e rio de tudo, inclusive de mim mesmo. (Redneck is an English expression meaning rude, brute - and nude - man. Those who knows me know that sometimes can be very stupid. But most times, I'm sweet, sensitive and always laugh at everything, including myself.)

De onde você vem? | From where are you?

Aniversário do blog | Blogoversary

Get your own free Blogoversary button!

Faça do ócio um ofício | Leisure craft

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

NetworkedBlogs | NetworkedBlogs

Siga-me no Twitter | Twitter me

Quem passou hoje? | Who visited today?

O mundo não é o bastante | World is not enough

Chegadas e partidas | Arrivals and departures

Por uma Second Life menos ordinária © 2008 Template by Dicas Blogger Supplied by Best Blogger Templates

TOPO