Blog Widget by LinkWithin
Connect with Facebook

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Rastreio de Cozinha - 116


A Tailândia é o antigo Sião. O país faz fronteira com o Laos (antiga Indochina), o Camboja e Myanmar (antigo Burma). Nessa região, todos os países, praticamente, mudaram de nome. A Tailândia é famosa no Ocidente por ser a capital asiática do sexo e da prostituição.

Os tailandeses creditam aos chineses a implantação da prostituição no país. Mas, já em 1400, há registros do concubinato oficial praticado no país, tradição herdada da Índia. Até 1934, quando a Tailândia ainda era Sião, não havia leis contra a poligamia e tampouco uma palavra para definir esse tipo de relação. Havia, inclusive, um sistema chamado mia yài nói (esposa maior e esposa menor) que legitimava a poligamia e, assim, um homem podia ter diversas amantes.

Essa cultura criou distritos de prostituição na capital, Bangoc, ainda no século XVIII. Atualmente, calcula-se que hajam 120 mil prostitutas em atuação no país (alguns estimam esse número em 500 mil mulheres). Contraditoriamente, a sociedade tailandesa exige que a mulher se case virgem, o que, teoricamente, faz com que os homens do país procurem as prostitutas para a prática do sexo, já que, também teoricamente, as mulheres não estão disponíveis para o sexo pré-casamento.


(Peixe Crocante com Molho Ácido de Pimenta e Coentro)

O livro polêmico de Michel Houellebecq, "Plataforma", explora ainda mais a fama sexual que o país detém ao misturar o turismo sexual com o fundamentalismo islâmico. No livro, o protagonista, Michel, recebe uma herança e decide viajar para a Tailândia. No país, conhece vários bordéis e resolve montar um resort sexual.

A Tailândia é conhecida também por lidar bem com os travestis do país. Budista, a sociedade tailandesa preza a tolerância e acredita que os travestis precisam ser compreendidos porque têm um karma ruim e pagam, na vida atual, por pecados de vidas passadas. Prova dessa tolerância é que o concurso "Miss Mundo" na Tailândia já elegeu um travesti como a mulher mais bonita do país e em várias escolas há banheiros exclusivos para os travestis.

Outro dia, assisti ao filme "Beautiful Boxer", onde Nong Toom/Parinya Charaenphol, vivido pelo ator Asanee Suwan (compeão real de kickboxing), é um lutador de Muay Thai (boxe tailandês) que luta para ganhar dinheiro e pagar pela cirurgia de mudança de sexo. O ator ganhou o prêmio Supannahongsa, da Tailândia, pela atuação. Travestido, com maquiagem, o lutador encanta o público quando começa a ganhar todas as lutas que disputa. O filme é baseado em um caso real.


(Camarões em Molho de Limão e Coco)

Essas informações de conotação sexual referentes à Tailândia se devem ao fato desse entroncamento asiático realmente sediar uma indústria do sexo (estimada em US$ 40 bilhões anuais) e lidar com isso de forma tolerante. Apesar de esforços governamentais para dirimir essa imagem ante o exterior, várias associações acusam o governo de fazer vistas grossas à prostituição (de mulheres e de travestis) por conta das divisas que o sexo proporciona ao país.

Se o sexo coloca a Tailândia no topo das buscas por sexo (mais de 1 milhão de citações no Google para prostituição e mais de 1,5 milhão para travestismo), o país tem, no Oriente, uma das comidas mais picantes e deliciosas da Ásia. Nada da delicadeza japonesa e da alegoria infinita de ingredientes da China.

A comida thai (mais de 4,5 milhões de citações no Google) é extremamente apimentada. O país é de clima tropical e é um grande consumidor de cerveja. A associação com a cerveja está justamente relacionada com a condimentação forte da gastronomia tailandesa. Usa-se, no país, muita pimenta (em diversas variedades) para a produção dos pratos baseados em carne de porco, de vaca, peixes, frutos do mar, frango e macarrão. Um dos ingredientes mais presentes nos pratos tailandeses é, ainda, o coco. Tradicionalmente, cada refeição na Tailândia é formada pelos kaen phed (pratos picantes), kaen cud (sopas), khao (arroz) e yam (saladas).


(Curry Verde de Frango)

A chef Ina de Abreu, do restaurante Mestiço, de São Paulo, passou um longo período na Tailândia para decifrar os sabores do país e uni-los aos sabores baianos no excelente cardápio do Mestiço. Claro que a comida do Mestiço é suave diante da avassaladora picância da autêntica cozinha tailandesa. Mas, dá para se ter uma noção do que é a gastronomia da Tailândia numa visita ao restaurante da Ina.

Nesta sexta-feira, gelada (o inverno termina com chave de ouro no próximo dia 22), fizemos quatro produções tailandesas: Curry Verde de Frango, Camarões em Molho de Limão e Coco, Peixe Crocante com Molho Ácido de Pimenta e Coentro e Pad Thai (com camarão, macarrão e porco). Fiz o Pad Thai e é essa receita que divido com você. É um pedacinho do, para nós, exótico reino da Tailândia (o país é uma monarquia parlamentarista). O rei da Tailândia, Bhumibol Adulyadej, assumiu o trono em 1946 e é o monarca que há mais tempo reina em todo o mundo (há 62 anos). A rainha Elizabeth 2ª., por exemplo, reina desde 1952 (56 anos). Vamos ao prato porque, depois de tanto sexo, verdades e sem video-tape, a fome já bateu.

Pad Thai

Rendimento: 4 porções

Ingredientes

- 200 gr de camarões médios
- 250 gr de macarrão de arroz seco
- 20 ml de óleo vegetal
- 3 dentes de alho picados
- 1 pimenta dedo-de-moça picada
- 150 gr de filé de porco émincé (corte em fatias estreitas e tiras finas)
- 30 gr de ciboulette chinesa (nira) picada
- 20 ml de molho de peixe
- 10 ml de suco de limão Taiti
- 10 gr de açúcar mascavo
- 2 ovos batidos
- 40 gr de broto de feijão ou de soja
- folhas de coentro fresco a gosto
- 20 gr de amendoim grelhado, sem sal e picado
- sal e pimenta-do-reino moída a gosto


(Pad Thai)

Modo de Preparo

1. Limpe os camarões e pique (em émincé) a carne de porco. Tempere com sal e pimenta-do-reino e reserve.

2. Branqueie a massa de macarrão em água fervente por 1 minuto. Reserve em água gelada.

3. Aqueça, em wok, o óleo e refogue o alho, a pimenta dedo-de-moça e a carne de porco.

4. Acrescente o camarão (picado em pequenas peças) e cozinhe mais uns 3 minutos. Mexa bem.

5. Junte o nira (ciboulette chinesa), cubra e deixe cozinhar por mais 1 minuto.

6. Acrescente o molho de peixe, o suco de limão, o açúcar mascavo e os ovos batidos. Mexa bem novamente.

7. Adicione o macarrão e polvilhe com brotos de feijão ou soja, com as folhas de coentro e o amendoim picado.

8. Decore com a flor da ceboulette e sirva acompanhado de cebola frita.

(Realize: o sonho de conhecer a Ásia: entre pela Tailândia, se possível. São tantas cores, sabores e sons que, pelo que conheço pela TV e outras informações, ninguém fica indiferente ao país)

Seja o primeiro a comentar

Autor e redes sociais | About author & social media

Autor | Author

Minha foto
Redneck, em inglês, define um homem rude (e nude), grosseiro. Às vezes, posso ser bem bronco. Mas, na maior parte do tempo, sou doce, sensível e rio de tudo, inclusive de mim mesmo. (Redneck is an English expression meaning rude, brute - and nude - man. Those who knows me know that sometimes can be very stupid. But most times, I'm sweet, sensitive and always laugh at everything, including myself.)

De onde você vem? | From where are you?

Aniversário do blog | Blogoversary

Get your own free Blogoversary button!

Faça do ócio um ofício | Leisure craft

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

NetworkedBlogs | NetworkedBlogs

Siga-me no Twitter | Twitter me

Quem passou hoje? | Who visited today?

O mundo não é o bastante | World is not enough

Chegadas e partidas | Arrivals and departures

Por uma Second Life menos ordinária © 2008 Template by Dicas Blogger Supplied by Best Blogger Templates

TOPO