Blog Widget by LinkWithin
Connect with Facebook

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Rastreio de Cozinha - 119


Dia de Cão! Têm dias que a cólera me toma porque há uma confluência de eventos que, somados, elevam à enésima potência o grau de intolerância que, inconscientemente, você estabelece como patamar para lidar com a rotina.

Mas, há dias que as comportas se rompem e tudo vai por água abaixo, literalmente. Hoje, houve momentos em que me senti queimar - a pele ardia, tal qual uma febre alucinatória. Senti meu rosto crispar-se num esgar de ódio. Sim, tive sentimentos profundos de raiva, ódio e mais um pouco.


Veja bem: trabalhei bastante o dia todo, concluí alguns jobs e estou quase à beira de entregar todas as pendências (de trabalho, não de faculdade). Ao final do dia, tive alguns contratempos que, administráveis, não me alteraram o humor.

Saí de casa um pouco mais cedo do que o usual porque nesta terça-feira estavam previstos: a apresentação de um trabalho da disciplina de Planejamento e Organização (que era uma radiografia sobre um determinado setor do nosso empreendimento do TCC); a prova (P1) da disciplina de Planejamento e Organização, que se seguiria às apresentações; e, finalmente, a prova de Gestão Financeira (vulgarmente denominado de Custos por nós todos). Ou seja, duas provas e uma apresentação.


Durante o dia, não tive tempo sequer de folhear o material das provas. No metrô, eu me sentia tão cansado que não tive coragem de dar uma lida no caderno. Cheguei relativamente cedo na faculdade (18:30 horas, o que é algo quase insólito), fui à central de cópias, encadernei o trabalho da apresentação, tomei café e fui para a classe.

Falei com a professora (a mesma que eu, apressadamente, elogiei a semana passada). Não havia computador e data show na sala. Mais uma vez e, dessa feita, não foi porque deixei de solicitar. A própria professora me disse que havia solicitado o equipamento há uma semana, mas, como vários professores o fizeram com mais antecedência ainda, ficamos sem data show, sem computador, sem o escambau!


Volto aqui a apontar um problema série para uma faculdade que se quer séria: não sei dizer quantas classes existem no período noturno, mas, chegar ao extremo de, em plena época de apresentações (que, claro, ocorrem no período de provas porque são válidas como provas), não haver equipamento suficiente para todas as classes é de uma total falta de respeito e de investimento que não tem tamanho.

Ainda esta semana, vi que a minha faculdade, listada no ranking da revista Prazeres da Mesa, figura com o conceito "B", que, pelo Ministério da Educação, significa que o(s) curso(s) tem um desempenho entre 1/2 (inclusive) e 1 desvio-padrão acima da média geral. Como os conceitos do ministério variam entre A e E, em ordem decrescente de desempenho, estamos, para o governo, em boa colocação. Acima de nós, somente o conceito "A" (que, aliás, uma outra reconhecida instituição de gastronomia detém).


Não sei quais são os critérios que o Ministério da Educação usa para se chegar ao conceito final, mas, eu adoraria conversar com os funcionários do ministério e saber se, quando somos comprometidos em apresentações por falta de infra-estrutura, o que isso pode significar em termos de redução de conceito para a faculdade. Sem falar na ausência de carteiras suficientes para comportar a classe, quando alguém erra a conta (fato que ocorreu a semana passada).

O resumo da ópera é que gastei parte do domingo e da segunda-feira para fazer a apresentação em PowerPoint e acabei de jogar no lixo porque não houve equipamento para apresentar nada. Desenhei uma planta bem rudimentar na lousa e uma colega do grupo apresentou o trabalho. Por fim, fomos cortados pela professora que insiste em interromper as apresentações (de todos) com intervenções que julga necessárias. Ficamos, a colega e eu, feito estátuas de sal lá na frente, até que cansamos e voltamos aos nossos lugares. Você acredita que a louca nem percebeu?


Isso foi a primeira parte da comédia. A segunda foi quando os dois professores - primeiro, a louca que nos esqueceu plantados feito palmeiras imperiais, e depois o professor de Custos - nos comunicaram que as provas de hoje não aconteceriam. Foram transferidas, ambas, para a semana que vem.

O que sei, de ouvido e de rumores, é que a coordenação realizou reunião com os professores e os pressionou em função do TCC. Parece que o recado foi mais ou menos o seguinte: as provas devem acontecer todas na mesma semana (no caso, na semana que vem) e a prioridade é o TCC, que, em muitos casos, já está atrasado.


Por fim, tivemos apenas aulas e uma apresentação meia-boca. Fiquei com tudo: raiva, vontade de quebrar a classe, de ir à coordenação, de xingar o mundo. Depois que tudo passou, de novo me veio à mente que faltam pouco menos de três meses para tudo se findar e as condições - sejam de infra-estrutura, de didática, ou falta de, e outros problemas institucionais da faculdade - serão, em pouco tempo, olvidadas e cobertas pela poeira do tempo.

Como esta não é a primeira faculdade que faço, já vi isso ocorrer, de outras formas, e o mais importante é que somos, os alunos, como as caravanas, que passam. Os cães (faculdades), que sempre ladram, lá permanecerão. Algo meio rancoroso isso, mas, bom para desabafar. Estou mais leve.

Seja o primeiro a comentar

Autor e redes sociais | About author & social media

Autor | Author

Minha foto
Redneck, em inglês, define um homem rude (e nude), grosseiro. Às vezes, posso ser bem bronco. Mas, na maior parte do tempo, sou doce, sensível e rio de tudo, inclusive de mim mesmo. (Redneck is an English expression meaning rude, brute - and nude - man. Those who knows me know that sometimes can be very stupid. But most times, I'm sweet, sensitive and always laugh at everything, including myself.)

De onde você vem? | From where are you?

Aniversário do blog | Blogoversary

Get your own free Blogoversary button!

Faça do ócio um ofício | Leisure craft

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

NetworkedBlogs | NetworkedBlogs

Siga-me no Twitter | Twitter me

Quem passou hoje? | Who visited today?

O mundo não é o bastante | World is not enough

Chegadas e partidas | Arrivals and departures

Por uma Second Life menos ordinária © 2008 Template by Dicas Blogger Supplied by Best Blogger Templates

TOPO