Blog Widget by LinkWithin
Connect with Facebook

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Rastreio de Cozinha - 105


Depois de um breve recesso, à maneira dos parlamentares, retornei nesta quinta-feira, 4, ao plenário da gastronomia. Bem, quase. Já caí de boca num metrô hiper-lotado que, só de vê-lo, deu vontade de virar as costas e voltar para casa. A estação Paraíso tinha, às 18:15 horas, um paredão humano impenetrável: foram necessários nove trens (dois totalmente vazios) para dar vazão para a multidão.


Ainda estou zonzo depois desses dias todos de gripe. E ficar em pé no meio do aglomerado, certamente, não é a melhor indicação para uma recuperação legal. Quando cheguei na minha sala (às 19:20 horas) e me sentei, tremia feito vara verde. Uma colega me cedeu a garrafinha de água e ficou apavorada com a minha aparência. Mas, depois de um tempo, passou.

Ainda estou meio abobalhado, com um andar incerto, o paladar totalmente amargo e um cansaço atípico. Mas, aguentei firme as quatro aulas que foram, no conjunto, uma verdadeira overdose de marketing.

As aulas desta quinta-feira foram de Marketing e de Projetos II (TCC). As duas primeiras, de marketing, se concentraram nos propalados 4 Ps: promoção, preço, praça e produto. Conforme a ditadura do marketing moderno, não compramos produtos, e sim composto mercadológico. 

Eu nunca fui muito fã de marketing e, agora, com tanta tecla sobre o marketing empresarial, me vejo cada vez mais distante desse mundo. Marketing bom, para mim, é o auto-marketing: você não faz nada, a não ser oferecer o que você tem de melhor. O retorno vem, de qualquer jeito. Posso ser considerado refratário às elaboradas técnicas de endo e indo-marketing, mas, na cozinha, se a sua comida é boa, torna-se, a própria comida, propaganda de si mesma.


As aulas de TCC foram ainda piores. Tivemos que assistir a um vídeo de motivação do Daniel Godri. Até então, eu nunca havia ouvido falar do sujeito. Descobri que Godri é uma organização bem lucrativa que oferece livros, fitas VHS, CDs, DVDs e kits de treinamento para diversos tipos de produtos: auto-ajuda, motivação e auto-estima, crescimento pessoal, desenvolvimento profissional, destaques, espiritualidade, marketing, vendas, atendimento, promoções (sic), conforme consta no site da empresa.

O tal do Godri faz, no vídeo a que assistimos, algumas comparações grotescas entre o repolho (que nasce aberto e se fecha conforme fica mais velho) e a rosa (que se abre sempre), entre o gato (ciumento e individualista) e o cachorro (fiel até a morte) e finaliza, de forma grotesca, com a imagem de Cristo. Você acredita que o cara usa a imagem de Cristo para fazer campanha motivacional???? E há quem pague por esse tipo de produto.


Achei o vídeo horrível e a mim é que não me enganam essas arranhadas campanhas motivacionais. Tenho comigo que há um único fator que motiva qualquer funcionário sem muito blábláblá: dinheiro. Ofereça participação nos resultados e você verá o que é uma equipe motivada.

Quanto ao TCC, estamos atolados até o pescoço de trabalhos para fazer. Como disse o (des)orientador, o tempo urge. Depois dessa gripe, não só o meu próprio tempo urge como outras coisas vão pegar fogo se eu não correr com meus próprios prazos. Amanhã, matérias para entregar e outras para apurar. Voltei e já estou estressado.

3 Comentários:

Anônimo disse...

Conheço a receitinha do Guaco sim..
Xarope porreta de bom....
Mas tomar mel com limão é ótimo também....é só colocar mel na colher e pingar mel direto nela
Tem também uma de leite, mas essa pra tomar só antes de deitar, é assim : Carameliza uma ou duas colheres de açucar numa panelinha, joga leite, um pau de canela e uma ou duas colheres de conhaque...deixa ferver, toma, e direto pra cama.
Faz suar demais, ajuda na febre, na coriza, enfim...receitinha de família.
Mas pelo visto você já está bem melhor, e não vai precisar das minhas receitinhas ainda bem!
Mas, fica a dica...
Beijos

Anônimo disse...

Escrevi errado....
É só colcar mel na colher e pingar o LIMÃO direto nela..
SORRY....
Ando meio lerda

Redneck disse...

Oi Débora, tomei todo o meu mel com guaco (sim, acredito nas receitinhas caseiras) e estou quase bom. Só há uma tosse persistente. Mas, tambêm tomei antibiótico, antitérmico e antigripal. Acho que a conjunção de todos com o remédio caseiro é que me tirou das garras da gripe. Agora, vamos em frente que aulas as tenho aos montes ainda. Beijo!

Autor e redes sociais | About author & social media

Autor | Author

Minha foto
Redneck, em inglês, define um homem rude (e nude), grosseiro. Às vezes, posso ser bem bronco. Mas, na maior parte do tempo, sou doce, sensível e rio de tudo, inclusive de mim mesmo. (Redneck is an English expression meaning rude, brute - and nude - man. Those who knows me know that sometimes can be very stupid. But most times, I'm sweet, sensitive and always laugh at everything, including myself.)

De onde você vem? | From where are you?

Aniversário do blog | Blogoversary

Get your own free Blogoversary button!

Faça do ócio um ofício | Leisure craft

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

NetworkedBlogs | NetworkedBlogs

Siga-me no Twitter | Twitter me

Quem passou hoje? | Who visited today?

O mundo não é o bastante | World is not enough

Chegadas e partidas | Arrivals and departures

Por uma Second Life menos ordinária © 2008 Template by Dicas Blogger Supplied by Best Blogger Templates

TOPO