Blog Widget by LinkWithin
Connect with Facebook

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Rastreio de Cozinha - 118

Esperar é uma virtude ou é uma besteira? Quem espera, cansa. Pois que desisti de esperar. Só vou me quedar, inerte, sem esperar. Apenas um dia depois do outro. O quê? Não! Não é nada. É porque ontem fiquei tão feliz com as doses de álcool ingeridas que o fígado, ladino, rapidamente se adaptou e pediu mais (creio que não é bem assim, mas, convenhamos, não vou admitir isso aqui). Que hoje, por ser terça-feira e, portanto dia de vinho (que não os são todos porque não tenho o hábito), quedamo-nos, todos, sem vinho algum.



(Ribera del Duero, Espanha)

Inventaram que, a toda degustação, há uma teoria correspondente, e dá-lhe saliva para falar sobre castas, castos e castanhos (uvas, seres e olhos, respectivamente). É uma falação em oposição à salivação que não tem jeito. Vinhos, se não os temos, melhor não sabê-los.


(Videiras em Ribera del Duero, Espanha)

Tivemos que nos contentar com a teoria e a única coisa que se me fixou nas aulas foi a casta Tempranillo, da Espanha. O nome vem da palavra "temprano", cedo, temporã, em espanhol, porque a uva Tempranillo amadurece rapidamente. Cerca de 95% dos vinhos espanhóis são feitos com essa uva, inclusive os Riojas. As uvas Tempranillo têm gosto de morangos maduros e odor de couro macio, recente.


(Casta Tempranillo)

A Tempranillo (que produz vinho TTO - tinto) também pode ser encontrada sob os nomes Aragonez, Tinto Fino e Tinta Roriz. Na Espanha, muda de nome conforme a região: Tinto del País ou Tinto Fino (em Ribera del Duero); Cencibel (em La Mancha); e Ull de Lebre (em Penedés). Em Portugal, a casta é chamada de Tinta Roriz; na Califórnia, EUA, chama-se Valdepeñas. A Tempranillo também é cultivada na Argentina, França (Languedoc-Rousillon), Grécia, Marrocos e África do Sul.

Na Espanha, a casta Tempranillo tem corte (assemblage ou mistura) com outras uvas e, por isso, os vinhos dessa casta variam em estilo e qualidade, conforme o local de produção. Nas regiões Rioja e de Ribera del Duero, a Tempranillo tem corte com a casta Garnacha, e, em Ribera, também pode ter corte com a casta Cabernet Sauvignon, já abordada neste blog.


(Vinho Tempranillo da região de Ribera del Duero)

A despeito do fato de termos abordado apenas uma casta nesta terça-feira, vimos um tema que me parece bastante interessante para iniciantes em vinho como eu mesmo: a temperatura com a qual cada vinho deve ser servido:

Brancos (TTO):

- Secos, jovens e leves: entre 6 ºC a 12 ºC
- Secos, envelhecidos e encorpados: entre 12 ºC a 14 ºC
- Suaves e doces: entre 4 ºC a 6 ºC

Rosés (ROSE)

- Todos: entre 6 ºC a 12 ºC

Espumantes

- Brut: entre 6 ºC a 12 ºC
- Demi-sec e doce: entre 4 ºC a 6 ºC

Fortificados

- Vinho do Porto: entre 10 ºC a 18 ºC
- Jerez: entre 8 ºC a 14 ºC
- Madeira: entre 12 ºC a 14 ºC

Tintos (TTO)

- Envelhecidos e encorpados: entre 15 ºC a 18 ºC
- Não-envelhecidos, mas encorpados: entre 14 ºC a 16 ºC
- Jovens e pouco encorpados: entre 12 ºC a 14 ºC
- Beaujolais Primeur ou Noveau: entre 10 ºC a 12 ºC

Uma dica para se chegar rapidamente à temperatura pretendida é colocar a garrafa de vinho num balde de gelo: em 8 minutos, a temperatura do vinho baixará  5 ºC. Basta fazer o cálculo para tomar o vinho escolhido à temperatura ideal. Salute!

Seja o primeiro a comentar

Autor e redes sociais | About author & social media

Autor | Author

Minha foto
Redneck, em inglês, define um homem rude (e nude), grosseiro. Às vezes, posso ser bem bronco. Mas, na maior parte do tempo, sou doce, sensível e rio de tudo, inclusive de mim mesmo. (Redneck is an English expression meaning rude, brute - and nude - man. Those who knows me know that sometimes can be very stupid. But most times, I'm sweet, sensitive and always laugh at everything, including myself.)

De onde você vem? | From where are you?

Aniversário do blog | Blogoversary

Get your own free Blogoversary button!

Faça do ócio um ofício | Leisure craft

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

NetworkedBlogs | NetworkedBlogs

Siga-me no Twitter | Twitter me

Quem passou hoje? | Who visited today?

O mundo não é o bastante | World is not enough

Chegadas e partidas | Arrivals and departures

Por uma Second Life menos ordinária © 2008 Template by Dicas Blogger Supplied by Best Blogger Templates

TOPO