Blog Widget by LinkWithin
Connect with Facebook

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Que seja imortal ainda que chama!

Ouvi de uma personagem de novela que importa a lealdade, e não a fidelidade. Imediatamente, ponderei que, para mim, fidelidade e lealdade são gêmeas, nascidas do mesmo princípio: você somente pode ser fiel se for leal e somente será leal se for fiel.



Veja:

fidelidade
[Do latim fidelitate]
Substantivo feminino


1. Qualidade de fiel; lealdade.
2. Constância, firmeza nas afeições e nos sentimentos; perseverança.
3. Observância rigorosa da verdade; exatidão.

lealdade
Substantivo feminino

1. Qualidade de leal;
fidelidade.
2. Ação leal.

São qualidades tão intrínsecas uma à outra que me é impossível separá-las. Sofri com pessoas que me faltaram com fidelidade. Doeu. Sofri com pessoas que me faltaram com lealdade. Doeu.

Na escala da minha dor, apenas o foco do sentimento era diferente: a quem me foi infiel, eu dedicava confiança e amor. A quem me foi desleal, eu dedicava amizade e respeito. Com essas ligeiras derivações de sentimento, no entanto, para aparar o golpe da infidelidade e da deslealdade tive que ter força equivalente.

Vinícius de Moraes brinca com a fidelidade/infidelidade no Soneto da Fidelidade. Talvez porque era, ele mesmo, um infiel (não sei se desleal, não o conheci para fazer tal assertiva). No meu caso particular, uno os elos da fidelidade e da lealdade na mesma corrente porque a um sentimento correspondia o outro e, ao não ter um, perdi o outro de forma inexorável.

Abaixo, o poema de Vinícius. Mais abaixo, um clássico: Vinícius declama o próprio poema acompanhado por Tom Jobim ao piano. E quanto mais o leio, mais penso que as quero, fidelidade e lealdade, gêmeas. De outra forma, será apenas uma chama a ser consumida pela brevidade. Uma vez mais, ainda, porque é chama.

Soneto da Fidelidade

De tudo, ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento

E assim quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama 
Mas que seja infinito enquanto dure

Vinícius de Moraes


4 Comentários:

Mauri Boffil disse...

que lindo... vou mandar pro meu namorado

João Roque disse...

Um tema de que há tanto a falar...
Há várias formas de fidelidade e quem falha numa espécie não é obrigatoriamente infiel, no seu todo.
Abração.

Redneck disse...

Oi Mauri, obrigado! Beijo!

Redneck disse...

João, devo discordar em parte. As falhas, quase sempre, estão atreladas ao caráter da pessoa e, nesse aspecto, sou radical. Abraço!

Autor e redes sociais | About author & social media

Autor | Author

Minha foto
Redneck, em inglês, define um homem rude (e nude), grosseiro. Às vezes, posso ser bem bronco. Mas, na maior parte do tempo, sou doce, sensível e rio de tudo, inclusive de mim mesmo. (Redneck is an English expression meaning rude, brute - and nude - man. Those who knows me know that sometimes can be very stupid. But most times, I'm sweet, sensitive and always laugh at everything, including myself.)

De onde você vem? | From where are you?

Aniversário do blog | Blogoversary

Get your own free Blogoversary button!

Faça do ócio um ofício | Leisure craft

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

NetworkedBlogs | NetworkedBlogs

Siga-me no Twitter | Twitter me

Quem passou hoje? | Who visited today?

O mundo não é o bastante | World is not enough

Chegadas e partidas | Arrivals and departures

Por uma Second Life menos ordinária © 2008 Template by Dicas Blogger Supplied by Best Blogger Templates

TOPO