Blog Widget by LinkWithin
Connect with Facebook

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

As mensagens digitais colocadas em garrafas virtuais

Duas informações, colhidas diretamente na fonte ou em blogs, me incentivaram a fazer este post: a primeira diz respeito ao que vai dentro da garrafa, ou seja, a mensagem, o conteúdo. A segunda é sobre a própria garrafa, ou a forma, a plataforma.

A informação de conteúdo diz respeito ao anúncio de dois blogueiros, das antigas, sendo um deles o meu iniciador na blogosfera: comecei a ler blogs exatamente por linkar as indicações de Pedro Dória na coluna do NO., sucedido pelo NoMínimo e, depois, fragmentado em ex-nomínimos por diversos weblogs, blogs ou sites.

O NO. (no ponto) era um portal de jornalismo. Foi lançado em abril de 2000 e encerrado em maio de 2002. Portanto, eu comecei a consumir blogs nessa época. Depois, com o patrocínio da operadora Brasil Telecom (e do iBest), migrou para o NoMínimo. O portal tinha, entre outros nomes, a colaboração de Ancelmo Gois, Tutty Vasques, Flávio Pinheiro, Zuenir Ventura, Xico Vargas, Marcos Sá Corrêa, Paulo Roberto Pires, Villas-Bôas Corrêa, Carla Rodrigues, Pedro Doria e Arthur Dapieve. Foi encerrado em junho de 2007, por falta de patrocínio.

Os colunistas espalharam-se mas, ao mesmo tempo, estão aglutinados sob o site As Últimas que, sob a inspiração dos sites Alltop.com e PopURLs.com, é um agregador de conteúdo.


(Pedro Dória, o primeiro blogueiro a gente nunca esquece)

Pedro Dória postou no domingo, 16, o fatídico "Hora da despedida". A despeito dos motivos que o levaram a isso, lamento, dado que conteúdo relevante que é carregado pelas garrafas virtuais nesse imenso oceano de bits é raro. Ainda mais que, pela lei das estatísticas, poucas são as garrafas que chegam. E, das que chegam, mais raras ainda são as que entregam a mensagem.

Não bastasse a despedida algo melancólica de Pedro Dória, eis que outro adeus surge na praia, e, ao contrário do que seria de se esperar nessas ocasiões, não se trata de um sobrevivente de naufrágio. Não! Porque, de alguma forma, naufraga e afunda ao deixar de existir: Idelber Avelar nos comunica, em prosa suave, que O Biscoito Fino e a Massa entram, ambos, biscoito e massa de que é feito, em hibernação por tempo indeterminado. Converte biscoito e massa em marmotas, daquelas que passam longos invernos em hibernação, ou em ursos polares que sobrevivem soterrados por si mesmos nas agruras geladas do pólo.

Idelber está, como ele mesmo diz, na rede desde outubro de 2004. Talvez eu tenha entendido errado e ele estivesse, na verdade, hibernado na própria rede, no mar virtual que cerca a todos nós, e agora emerge para superfícies menos áridas. Não sei. Não me cabe sabê-lo também. São só conjecturas de um urso que, de polar, tem uma certa rudeza no trato com aqueles que voam, de repente, e nos deixam mancos, faltos de algum pedaço.


(Idelber Avelar, que colocou a mão na massa e assou finos biscoitos)

Não quero soar dramático mas enceno, sim, um pequeno manifesto pela partida, abrupta como há de ser, neste e no outro universo, o real, a partida de dois blogueiros que admiro há alguns anos. Lhes desejo, a ambos, a Pedro e Idelber, boa sorte em outras garrafas. Que essas os conduzam para outras praias com mensagens intactas. E que, rompidas as rolhas, reverberem.

Por fim, a segunda informação - a primeira, claro está, trata-se da despedida (vá que seja provisória, mas não o creio!) de ambos -, trata especificamente do invólucro, da garrafa mesmo.

A plataforma que suporta este blog e a muitos outros, o Blogspot, que pertence ao Blogger e, mais acima, ao Google, completa, no próximo domingo, 23, dez anos de existência. Segundo leio no blog da Luma (sim, festa sim, sempre!), algumas mudanças deverão chegar junto com essa primeira década. O Dicas Blogger, ao qual este meu blog deve a nova template, e o Ice Breaker sinalizam algumas funções que deverão entrar no ar:

- Novo sistema de comentários baseado no Google Friend Connect (aproveite e me siga!)
- Novos widgets sociais compatíveis com o Google Friend Connect (follow me, now!)
- Nova aba de estatísticas dentro do próprio Blogger, o que dispensa o uso do (ou integra-se ao) Google Analytics
- Melhor integração com outros serviços do Google como o FeedBurner, AdWords, YouTube e Reader
- Novo sistema de templates (passou da hora, o atual é limitado e pobre em estética e opções)
- Suporte a páginas estáticas e ao "Leia Mais" nativamente
- Contagem de visualizações nas postagens
- Perfis do Blogger serão atualizados para os Google Profiles


Além dessas novidades, que muito me agradam, ao pular de galho em galho, no meio do cipoal de informações, me deparei com o seguinte texto no blog oficial do Blogger:

"Alguns meses atrás, mencionou-se que o Blogger faria dez anos este ano. Esse dia está aí - faltam apenas dois dias - e nós trabalhamos arduamente para pensar o que poderia ser feito para comemorar essa data.

O quê? O que poderia ser dado? É o nosso aniversário mas celebramos as suas (blogueiros/as) contribuições ao longo dos anos. Nos últimos dez anos, milhões de pessoas ao redor do mundo fizeram do Blogger o que é hoje: uma vibrante comunidade de pessoas reais que contam suas histórias. Quando lhes pedimos para contar sua história no Blogger, você responde: você que postou longe da família, você que compartilhou sua arte, que cresceu, que demonstrou conhecimentos de uma área emergente de pesquisa, que superou adversidades, que reuniu autores e poetas que admira, que lidou com doenças, tornou-se pai (e mãe), aprendeu uma nova cultura, lutou com o divórcio de seus pais, colocou mensagens digitais em garrafas virtuais, ajudou as pessoas a consertar (ou desbloquear) celulares, que escreveu um romance. Você mesmo fez a postagem em tempo real da escola enquanto não desenvolve o próprio doutorado sobre as tendências de consumo para blogs. Existem milhões de histórias desse tipo, que crescem a cada dia.

Nós voltamos dez anos e quisemos dar-lhe alguns presente para celebrar este marco histórico.

Muito obrigado por fazer parte da nossa história. Ao longo das próximas semanas, lançaremos uma série de novas funcionalidades no Blogger. Alguns presentes são porque você pediu. E outros porque nossos amigos (dentro e fora do Google) simplesmente quiseram dar-lhe algo. Em resumo, é como um aniversário verdadeiro: você não quer ou não precisa, necessariamente, de todos os presentes que recebe, mas, o que vale é a intenção!

Estamos animados em compartilhar este marco com você. Fique ligado! Nas próximas semanas, será muito divertido."

Posso parecer, aos olhos do(a) leitor(a), algo nerd ou geek. Não me importo. Em pouco mais de dois anos de blogagem, quero dizer que aprendi muito sobre blogs. Por iniciativa própria ou com terceiros. Aprendi, sobretudo, que, tão importante quanto o conteúdo (mensagem), é a forma (garrafa), e que se garrafas atravessam oceanos - e as virtuais atravessam, sim, comprovadamente -, já me dou por satisfeito por não mais ficar à deriva entre ilhas. Quero dizer, entre continentes.

De modo que fico aqui, entre a partida de uns, os blogueiros, e a chegada de outras, as novidades. Que assim é a blogosfera, fértil em aparições e sumiços. Que não só no mundo virtual, mas também no real, acendemos e apagamos de quando em quando e, em alguns momentos, paramos tudo para nos celebrar ou a outrem. Ai que mundos, esses!

2 Comentários:

João Roque disse...

Como dizes, assim é a blogosfera. Há mil motivações para começar um blog, muitos morrem quase à nascença, mas outros criam raízes e habituação, ao ponto de nos custar , seja porque motivo for, o seu fim.
De qualquer forma, boas notícias relatas sobre a evolução do Blogger.
Aguardemos...
Abraço.

Redneck disse...

Pinguim, espero que no caso seu e meu isso não ocorra. Ao menos enquanto durarmos. Que venham mais blogs, pois, a se intercruzarem com os nossos próprios e fazer links como nós outros. E quanto às mudanças, sempre são bem-vindas. Abraço!

Autor e redes sociais | About author & social media

Autor | Author

Minha foto
Redneck, em inglês, define um homem rude (e nude), grosseiro. Às vezes, posso ser bem bronco. Mas, na maior parte do tempo, sou doce, sensível e rio de tudo, inclusive de mim mesmo. (Redneck is an English expression meaning rude, brute - and nude - man. Those who knows me know that sometimes can be very stupid. But most times, I'm sweet, sensitive and always laugh at everything, including myself.)

De onde você vem? | From where are you?

Aniversário do blog | Blogoversary

Get your own free Blogoversary button!

Faça do ócio um ofício | Leisure craft

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

NetworkedBlogs | NetworkedBlogs

Siga-me no Twitter | Twitter me

Quem passou hoje? | Who visited today?

O mundo não é o bastante | World is not enough

Chegadas e partidas | Arrivals and departures

Por uma Second Life menos ordinária © 2008 Template by Dicas Blogger Supplied by Best Blogger Templates

TOPO