Blog Widget by LinkWithin
Connect with Facebook

quarta-feira, 14 de julho de 2010

¿Pasara o no?

A Argentina debate, a partir desta quarta-feira, 14, a lei que pode aprovar o casamento entre pessoas do mesmo sexo e tornar o país o primeiro entre os vizinhos latinos-americanos a admitir a união gay. O senado argentino obteve quórum - participam da sessão, em progresso, 37 dos 72 senadores. A grande questão é se o projeto será convertido em lei ou não, já que os blocos de pró e contra estão equilibrados.


No lado dos contra, lidera a Igreja Católica, como não poderia deixar de ser. Mobilizados pela Igreja, que tem grande influência na Argentina, uma série de manifestantes se concentrou em frente ao Congresso argentino para encerrar a ampla campanha contra a iniciativa do casamento gay, definido pelo movimento como "um projeto do demônio".


A favor da união gay, o Instituto Contra a Discriminação (Inadi) organizou o dia do "Barulho pela Igualdade" e convocou a população a tocar instrumentos de percussão pela aprovação da lei.




O que está em debate pelo Senado da Argentina é um projeto de lei de união civil que não reconhece direitos como o de adoção por gays. Pela proposta, o código civil argentino será alterado e a fórmula "marido e mulher" será substituída pelo termo "contraentes". O projeto prevê a equiparação aos heterossexuais em direitos como adoção, herança e benefícios sociais.


Desde o ano passado, nove casais gays obtiveram permissões judiciais para se casar por registro civil na Argentina, embora alguns casamentos tenham sido anulados por outros juízes. Nesse caso, os casais recorreram e estão em processo de apelação junto à Suprema Corte da Argentina.


Torço para que a Argentina confirme e dê aval à união entre pessoas do mesmo sexo. Não tem porque se manter retrógrado enquanto a sociedade caminha inexoravelmente em outras direções. E lamento que aqui, no Brasil, estejamos a léguas desse mesmo debate. Tal qual na Argentina, aqui a Igreja Católica é capaz de tudo para deter esse tipo de progresso. Nesse momento, estou com os hermanos que são favoráveis à aprovação da lei do casamento gay. Deseo buenos aires para los congresistas argentinos e buenas suertes para todos los gays, sean latinos, argentinos o brasileños.

6 Comentários:

Unknown disse...

Red,

Como sabe, a lei foi aprovada no senado argentino, depois de 14 horas de debate.

O que tem que ser, tem muita força.

Abraço.

João Roque disse...

Parece, segundo tenho lido, que será aprovada a lei e não terá veto presidencial.
É muito importante que finalmente, um país do continente americano esteja no pelotão da frente, já que até agora, só alguns estados norte americanos e o distrito federal da Cidade do México tinham aprovado a lei.
E vão três países este ano: Portugal, Islândia e agora Argentina. Estamos todos de parabéns!

Redneck disse...

António, agora, faltam os demais países da América Latina e do mundo: são pelo menos mais uns 185 países. O Brasil? Acho que fica para o final da fila. Parabéns para a Argentina, portanto. Abraço!

Redneck disse...

João, pois é. Mas, como eu disse ao António, as coisas caminham muito lentamente e ainda que uns poucos países tenham enxergado mais à frente, um imenso batalhão de países navega nas sombras inquisidoras da Idade Média. Aqui no Brasil, o debate não se desdobra porque evangélicos e católicos, ao menos nessa questão, são tão unidos quanto unha e carne. E olha que eles são tão ou mais pecadores, tanto da unha (dinheiro) quanto da carne (sexo) que muitos gays que conheço. O homem é, definitivamente, o lobo do homem. Beijo!

Anônimo disse...

I always motivated by you, your thoughts and attitude, again, thanks for this nice post.

- Murk

Redneck disse...

Murk, I'm glad about it. And happy to motivate someone, after all. Thank you by comment. I liked. Hug!

Autor e redes sociais | About author & social media

Autor | Author

Minha foto
Redneck, em inglês, define um homem rude (e nude), grosseiro. Às vezes, posso ser bem bronco. Mas, na maior parte do tempo, sou doce, sensível e rio de tudo, inclusive de mim mesmo. (Redneck is an English expression meaning rude, brute - and nude - man. Those who knows me know that sometimes can be very stupid. But most times, I'm sweet, sensitive and always laugh at everything, including myself.)

De onde você vem? | From where are you?

Aniversário do blog | Blogoversary

Get your own free Blogoversary button!

Faça do ócio um ofício | Leisure craft

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

NetworkedBlogs | NetworkedBlogs

Siga-me no Twitter | Twitter me

Quem passou hoje? | Who visited today?

O mundo não é o bastante | World is not enough

Chegadas e partidas | Arrivals and departures

Por uma Second Life menos ordinária © 2008 Template by Dicas Blogger Supplied by Best Blogger Templates

TOPO