Blog Widget by LinkWithin
Connect with Facebook

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Tensão pré-banca


Ontem, hoje e amanhã. Três dias de tensão para bancar a banca. Sim, é amanhã, sexta-feira, o grand finale simultaneamente desejado e temido. Amanhã, a apresentação formal do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC à banca fecha, simbolicamente, os dois anos de faculdade.

Ontem, na quarta-feira, e hoje, quinta-feira, nos preparamos, o grupo, para a apresentação do TCC. Ensaiamos. O primeiro ensaio, na quarta, nos mostrou o quanto estávamos despreparados.


Eu preparei uma pré-apresentação em PowerPoint desde a semana passada e a enviei para o orientador do TCC. Somente hoje, quinta-feira, obtive a resposta. Fiz alguns acertos, conforme os conselhos do professor e ensaiamos. Creio que melhoramos de ontem para hoje.


Nos primeiros ensaios, apenas tateávamos o que teríamos que dizer, com uma série de dúvidas. Alguns de nós assistimos a bancas de terceiros e deu para sentir o que esperam de nós. Hoje, outros componentes que ainda não haviam visto a banca em ação tiveram a chance de fazê-lo.

E, finalmente, a ficha caiu para todos. De forma que, para as duas horas de ensaio de hoje, na própria faculdade - tomamos a liberdade de tomar de assalto uma sala e fazer a projeção em notebook e falar para a platéia. No caso, nós mesmos.


Todos têm falhas, obviamente. Mas, à medida que ensaiamos, percebemos que não tem nada de complicado. A maior parte sabe perfeitamente sobre o que fala. Desde a semana passada, praticamente obriguei o grupo a fazer cópia do TCC inteiro (122 páginas).


Hoje, ensaiamos com pequenas fichas - cada um fez a sua com o conteúdo que apresentará - e, inclusive, cronometrei o tempo individual e coletivo. Temos, oficialmente, 20 minutos para nos apresentarmos à banca e condensar o projeto inteiro de forma clara. Nos ensaios, não ultrapassamos os 16:30 minutos. Está bom, na minha opinião.

Conforme as bancas a que assisti, as pessoas tendem a concluir as apresentações dentro do tempo. Agora, farei fichas padronizadas para todos nós. Daquelas que os apresentadores de TV usam para anunciar as atrações, com o logotipo do programa. No caso, as nossas fichas de apoio terão o logotipo do projeto.


Com os slides do TCC prontos e com as fichas na mão, estaremos todos, às 20:40 horas, prontos para a apresentação. Nervosismo? Claro! Sempre! É impossível ficar impassível. Depois de ver a banca em ação e o desânimo de alguns colegas e saber o peso que o TCC representa, não dá para assumir uma atitude low profile e fingir que tudo é fácil. É um desafio. E mais. É, como citei acima, o fechamento simbólico da faculdade e, de certa forma, encerra-se, na apresentação à banca, tudo que se passou nesses dois anos.


De forma que, a essa hora, amanhã, estará tudo concluído. Desejem-me e a meu grupo sorte. Não há nada mais, a não ser isso. De resto, é munir-se de coragem, ir lá e dar o recado. Amanhã eu conto como foi o processo. Ou melhor, o rito de passagem.

6 Comentários:

Anônimo disse...

Boa sorte

Anônimo disse...

Bom rito de passagem e coragem. Falta pouco!

bjo

Redneck disse...

Tati, obrigado. Beijo!

Redneck disse...

La Voyageuse, mais um rito, não é? Falta agora apenas 3 horas. Beijo!

Anônimo disse...

Não sei se a esta hora já não estarás a fazer a apresentação. De qualquer das formas, desejo que tudo corra pelo melhor. Aliás, tenho a certeza que vai correr, nota-se que estão bem preparados!Anyway, passarei mais tarde para saber novas.

Um beijinho grande!

Ana

Redneck disse...

Ana, querida, seu timing foi perfeito: você postou o comentário, segundo a hora do Brasil, às 20:30 horas e, exatamente às 20:40 horas, meu grupo e eu entrávamos na sala de apresentação do TCC à banca. Conforme o novo post, fomos muito bem, melhor ainda do que eu esperava. Agradeço seus votos. Mais tarde, farei um post especial sobre a banca. Beijo!

Autor e redes sociais | About author & social media

Autor | Author

Minha foto
Redneck, em inglês, define um homem rude (e nude), grosseiro. Às vezes, posso ser bem bronco. Mas, na maior parte do tempo, sou doce, sensível e rio de tudo, inclusive de mim mesmo. (Redneck is an English expression meaning rude, brute - and nude - man. Those who knows me know that sometimes can be very stupid. But most times, I'm sweet, sensitive and always laugh at everything, including myself.)

De onde você vem? | From where are you?

Aniversário do blog | Blogoversary

Get your own free Blogoversary button!

Faça do ócio um ofício | Leisure craft

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

NetworkedBlogs | NetworkedBlogs

Siga-me no Twitter | Twitter me

Quem passou hoje? | Who visited today?

O mundo não é o bastante | World is not enough

Chegadas e partidas | Arrivals and departures

Por uma Second Life menos ordinária © 2008 Template by Dicas Blogger Supplied by Best Blogger Templates

TOPO