Blog Widget by LinkWithin
Connect with Facebook

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Sem limites

Raimunda Nonata, de 82 anos, prestou vestibular para uma vaga de serviço social numa universidade particular de Santarém, no Pará. Raimunda concluiu o ensino médio apenas dois dias antes de prestar o vestibular. Sem perder tempo, tentará agora o ensino superior. A idéia de prestar vestibular partiu da própria Raimunda, que teve o apoio de toda a família. A filha e a neta de dona Raimunda aguardaram com expectativa a vestibulanda entregar a prova. A caloura de vestibular ficou duas horas e meia na sala de aula para fazer a prova e disse que estava nervosa e com frio por todo o corpo. Conheço pessoas próximas de mim, não com tanta idade, mas, com a família inteira a ser criada, que voltaram para os bancos das escolas e hoje são o que são por esse ato heróico. Porque, estudar, no Brasil, e principalmente em cursos superiores, é um heroísmo. No ano passado, depois de mais de dez anos, voltei a prestar vestibular. Já se passou um ano e concluo agora o 1º. ano de gastronomia. No meio deste ano, prestei o ENEM (fiquei com média 72, o que acho muito bom). Na minha classe, há uma senhora que voltou a estudar depois de muitos anos. A educação formal não é apenas o caminho para se obter um papel timbrado. É uma saída. É um gesto de mudança. Parabéns para essa senhora e para tantas outras (principalmente mulheres) que não temem mais nada, a não ser o fato de não poder aprender mais e mais. Para a educação, nunca há um limite. Muito menos a idade. Uma leitora comentou que adorou o nome deste blog. Pois é, Sônia, essa senhora e muitas outras estão a caminho de construir uma vida menos ordinária. Eu acho o máximo!

1 Comentário:

Didgio disse...

Olá, sou do neuronios hiperativos.

http://neuronioshiperativos.blogspot.com

Que tal uma parceira, troca de links?

Abraço