Blog Widget by LinkWithin
Connect with Facebook

segunda-feira, 17 de maio de 2010

IDAHO - Dia Internacional Contra a Homofobia

Falei sobre ele ontem, no post abaixo, e volto ao meigo: o cantor Ricky Martin usou o Twitter (@ricky_martin) para se manifestar sobre a data de hoje - 17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia. Não há o que celebrar, e sim lamentar. Ricky Martin, que se assumiu gay recentemente, tuitou: "O problema não é a homossexualidade, o problema é o preconceito".


E sempre é, não! Ainda hoje, também, uma colega disse que, na comparação com a Idade Média, nós, humanos, evoluímos. Não acho. Aliás, discordo plenamente. Ela se referiu a fatos obscuros da obscurantista Idade Média, do tempo em que se queimavam bruxas nas fogueiras e que tudo e todos eram vistos com desconfianças e alguns homens comportavam-se como bichos do mato.




Qual é a diferença para os dias atuais? Apenas a forma. O conteúdo permanece o mesmo. Queimam-se muitas bruxas e bruxos nas fogueiras do verbo, da palavra que tem mais força ainda neste universo em que atravessamos continentes sem sair de casa. Alguém acaso duvida que somos tão ou mais violentos do que éramos na Idade Média? Se evolução houve, acredito que ocorreu somente no nível da massificação do preconceito e da violência em geral atrelada ao pré-conceito com aquilo que não se conhece.


Bastou sermos diferentes para, você e eu, nos estranharmos. Seja na cor da pele, da língua, da cultura ou da crença religiosa. Se seremos evoluídos a ponto de exterminar as diferenças? Duvido. Se até Ricky Martin, ídolo com possibilidades de levar adiante qualquer discurso e fazer algo posta no Twitter sobre preconceito, é porque ele sentiu exatamente isso, o preconceito.




Constantemente, posto no meu Twitter o tópico #NaoHomofobia. Não se trata de uma modinha. Não na minha cabeça. É uma tentativa de, pela repetição, fazer com que haja menos preconceito. Nem que for um tiquinho a menos. Já seria um resultado. Portanto, nada a celebrar. Apenas para registrar: hoje, 17 de maio, é Dia Internacional Contra a Homofobia. Lembre-se disso ao contar piadinhas e usar xingamentos como se estivesse na companhia de lobos. Há outros lobos que, aparentes cordeiros, estão a arreganhar os dentes de tanto preconceito.


Para contextualizar a data, o dia 17 de maio foi escolhido porque foi nessa data que a Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou, somente em 1990, a homossexualidade da lista das doenças mentais. E transformou a data em International Day Against Homophobia (IDAHO, na sigla em inglês).

4 Comentários:

João Roque disse...

Concordo inteiramente com o que ele disse.
Sobre esta data, aqui em Portugal, ela não poderia ter sido melhor comemorada do que foi: a promulgação pelo PR da lei que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
Estamos de parabéns...

Redneck disse...

João, querido, vi que o PR aprovou a lei e congratulo-me com vocês, portugueses, por avanço tão alvissareiro. Estamos longe disso aqui porque esse debate entra em questões evangélicas verdadeiramente medievais. Portanto, irmano-me em vocês e espero que bons ventos atravessem o Atlântico e façam as cabeças um pouco mais arejadas. Parabéns para você e para Portugal. É uma conquista maravilhosa. Beijo!

Anônimo disse...

A escolha de cada um é responsabilidade individal, não coloquem culpa na crença, na fé nem na religião se bem que a religião o papel dela é só atrapalhar.Mas cada um bem sabe ...isso ´e quem acredita que Deus é criador que Deus criou Adão e Eva se fosse da vontade dele ÊLE teria criado Adão e Ivo.Portanto não precisa ninguem aprovar é so se assumir

Redneck disse...

Anônimo/a, primeiro que não "coloco a culpa" em ninguém ou nenhuma entidade. Quanto às crenças sobre o criacionismo (Adão, Eva, Ele), isso, para mim, são apenas invenciones do homem. E também não peço pela aprovação de ninguém. Peço respeito. E já está de bom tamanho.

Autor e redes sociais | About author & social media

Autor | Author

Minha foto
Redneck, em inglês, define um homem rude (e nude), grosseiro. Às vezes, posso ser bem bronco. Mas, na maior parte do tempo, sou doce, sensível e rio de tudo, inclusive de mim mesmo. (Redneck is an English expression meaning rude, brute - and nude - man. Those who knows me know that sometimes can be very stupid. But most times, I'm sweet, sensitive and always laugh at everything, including myself.)

De onde você vem? | From where are you?

Aniversário do blog | Blogoversary

Get your own free Blogoversary button!

Faça do ócio um ofício | Leisure craft

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

NetworkedBlogs | NetworkedBlogs

Siga-me no Twitter | Twitter me

Quem passou hoje? | Who visited today?

O mundo não é o bastante | World is not enough

Chegadas e partidas | Arrivals and departures

Por uma Second Life menos ordinária © 2008 Template by Dicas Blogger Supplied by Best Blogger Templates

TOPO