Rastreio de Cozinha - 137
A celebração do Halloween (Dia das Bruxas) acontece no dia 31 de outubro. Hoje, 27 de outubro, antecipamos a comemoração em cinco dias: o segundo evento prático (montagem, decoração, cozinha e recepção) aconteceu nesta segunda-feira e teve como tema justamente o Halloween.
No cardápio, petiscos doces, salgados, sangria e bolo. O Halloween é, culturalmente, uma festa anglo-saxônica (EUA, Canadá, Irlanda e Reino Unido). Mas, como somos, o Brasil, um país que adora adotar as culturas estrangeiras e festejá-las como se nossas fossem, o Halloween é um sucesso de público. E foi assim o segundo evento (o primeiro, na semana passada, foi o Café da Manhã com Monet).
O Halloween tem origens pagã e cristã. Na tradição pagã, começou com os celtas, como um culto aos mortos. Mas, no século II, o druidismo, a religião dos celtas, já havia desaparecido de todo, quase. No cristianismo, no século IV, a Igreja da Síria comemorava o dia de "Todos os Mártires". Mais tarde, a data transformou-se no Dia de Todos os Santos, comemorada no dia 1º. de novembro. Em inglês, essa celebração era chamada de All Hallow's Eve (Vigília de Todos os Santos). Depois, tornou-se All Hallowed Eve e All Hallow Een, até chegar ao Halloween.
Muito popular nos EUA, o Halloween tem sido promovido por grupos neo-pagãos, inclusive com caráter de celebração satânica e ocultista. Mas, no geral, é uma grande festa à fantasia, onde se trocam doces.
E, no evento desta segunda, o grupo que organizou a festa esteve à altura do Halloween: muito negro e roxo. Todos caracterizados. Lindo, alegre e contagiante. Dark sim, mas, um dark brasileiro, como somente nós sabemos sê-lo. Um gótico adaptado para que a alegria prevaleça sobre a palidez européia do primeiro gótico de Goethe.
E, sempre que um evento consegue sucesso de público - a maior parte das pessoas, do grupo, da cozinha e convidados vestiu-se a rigor -, o evento seguinte tem a incumbência de superá-lo ou, pelo menos, fazer algo semelhante em termos de organização e beleza.
O problema é que o próximo evento é o nosso - 50 Anos de Bossa Nova, comida de boteco. Tenho calafrios só de pensar que, depois do que vimos nesta segunda, o verdadeiro neo-Halloween está por vir. Para nós, o próximo grupo. As bruxas já estão soltas.
Para tanto, conto com a presença de bruxos e bruxas locais que colocam os druidas no chinelo. Olha a companhia que teremos: Tom Jobim, João Gilberto, Nara Leão, Elis Regina, Vinícius de Moraes, Chico Buarque. Você concorda que druida nenhum pode com essa legião? Ou, se quiseres, religião?
2 Comentários:
Qual vai ser o cardápio desses 50 anos de Bossa Nova??? O que cada artista irá inspirar??
Quem sabe nos encontramos lá no mesa?? Ai te entrego uma cópia do meu projeto de mestrado, essas inspirações e o produto delas são fundamentais p desenvolver meu trabalho.
Tati, o cardápio será de comida de boteco. Serão cinco tipos de canapés/petiscos e, dadas as limitações orçamentárias impostas, não podemos elaborar muito. Temos sempre que ficar restritos ao óbvio e, claro, barato. Quanto ao evento, vamos nos encontrar sim. Beijo!
Postar um comentário