HiPiHi
Assim como o Japão na década de 50, a China é o país que mais copia produtos de todo o mundo e, depois, os exporta. Nos últimos anos, é cada vez mais frequente encontrar produtos chineses em todos os setores. Me lembro que, antes, os chineses exportavam apenas peças de cerâmica (e não a cara porcelana) para cá. Agora, não há um único segmento do mercado que não tenha o selo "made in China". Para confirmar isso, a China lançará agora o HiPiHi, sua própria versão do Second Life. O programa está há seis meses em fase beta, tem 30 mil usuários e o objetivo é chegar a mais de 170 milhões de internautas, o que não é difícil para um país com mais de 1,3 bilhão de habitantes. É claro que o mundo virtual chinês é semelhante ao Second Life. O cenário inclui templos budistas, dragões, "feng shui" e motivos relacionados aos Jogo Olímpicos de Pequim 2008. O HiPiHi foi desenvolvido em Pequim e, como se trata da China, está cheio de restrições. O criador garante que o programa é voltado para o mercado chinês, mas, há uma versão em inglês. E promete uma abordagem menos capitalista do que o Second Life. O autêntico Second Life é popular na China. Uma das novidades do HiPiHi é o uso da telefonia celular virtual.
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário