Rastreio de Cozinha - 123
Têm coisas que funcionam assim: basta você se espernear um pouquinho e as pessoas liberam. Hoje tivemos teoria e degustação de vinhos. Quase inacreditável porque já era praticamente certo que não teríamos novas degustações. Como foi algo inesperado, não tive sequer a lembrança de registrar os nomes dos vinhos servidos.
Foram duas castas: Cabernet Sauvignon e Merlot (TTO ambos). Antes, porém, foram abordados os vinhos classificados no Olimpo dos vinhos: é a classificação Premier Cru Classé, onde estão alguns dos vinhos mais famosos do mundo: Chateau Petrus (Merlot), Chateau Margaux, Mouton Rothschild e Chateau Latour (todos os três são Cabernet Sauvignon). Vimos também os brancos (BCO) da região francesa do Loire, os Chablis: Petit Chablis, Chablis, Chablis Premier Cru e Chablis Grand Cru.
(Chateau Mouton Rothschild)
Outro vinho estudado foi o Chateau d'Yquem (BCO), um dos mais famosos vinhos Sauternes do mundo. As castas do d'Yquem são 80% Semillón e 20% Sauvignon Blanc e o vinho é classificado como Premier Cru Supérieur. O Sauternes já foi abordado neste blog e é o vinho em cuja ativação está presente a Botrytis cinerea , bactéria que desidrata a uva.
(Chateau Latour)
Para efeito de classificação, além do PCC (Premier Cru Classé), os vinhos são classificados em V Table (vin de table ou vinho de mesa), para os vinhos mais básicos; AC (Apellation Contrôlée), que classifica genericamente os vinhos de Bordeaux (região da França) e AOC (Apellation d'Origine Contrôlée), que classifica especificamente os vinhos de uma determinada região ou cidade. Para obter a AOC, os vinhos devem ser produzidos na mesma forma e com igual qualidade durante 5 anos.
A pontuação dos vinhos leva em conta vários itens e segue a ficha internacional de degustação. Os pontos vão de 1 a 100: de 50 a 59, os vinhos são considerados regulares; de 60 a 69, médios; de 70 a 79, bons; de 80 a 89, muito bons; e de 90 a 99, excelentes.
(Chateau Margaux)
Em geral, os vinhos acondicionados em garrafas amarelas ou âmbar são mais encorpados (como os da casta Chardonnay) e os engarrafados em garrafas verdes são menos encorpados (como os da casta Sauvignon Blanc).
(Chateau d'Yquem)
O segundo tema deste post envolve as provas. Ainda não comentei nada aqui no blog, mas, estamos em pleno período de provas. Desde o último final de semana, tenho feito uma série de trabalhos. No domingo, respondi uma prova online, de Eventos e Sala e Bar. Na segunda-feira, falamos sobre essa prova, que tinha uma questão errada e que foi anulada. Hoje, tivemos a prova de Gestão de Pessoas e Qualidade. Foram duas folhas (frente e verso) de respostas. Amanhã, quarta-feira, temos mais duas provas: Planejamento e Organização e a temida Gestão Financeira (Custos).
Ainda teremos provas de Marketing, entrega de trabalhos e pendências em Projetos II (vulgo TCC) e na sexta-feira prova prática de Cozinha Oriental (também temos prova descritiva dessa disciplina no portal da faculdade). Na semana que vem, entrega do projeto de Eventos (faremos um evento) e na terça-feira, a prova de vinhos. Ufa!!!
(Repare: se você gosta de vinhos, saiba que a taça oficial de vinhos contém, em média, 238 calorias, ou seja, o vinho, além de todas as propriedades associadas, é, ainda, alimento.)
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário