The book is on the table
Esta é a capa do livro mais caro do mundo - "Michelangelo - La Dotta Mano" (Michelangelo - A Mão Sábia) - que custa 100 mil euros (R$ 265 mil). A primeira tiragem, de apenas 33 exemplares, se esgotou em apenas um mês. A tiragem completa será limitada a 99 exemplares.
Os 33 primeiros volumes foram vendidos a colecionadores particulares da Europa e dos EUA e a segunda edição já está no prelo. Quer dizer, prelo é força de expressão. Cada livro consome entre 3 a 6 meses porque é feito artesanalmente, com as mesmas técnicas usadas no Renascimento.
O livro é publicado pela editora italiana FMR para celebrar os 500 anos do início dos trabalhos de Michelangelo na Capela Sistina e abrange a vida e obra do artista. A obra pesa 24 quilos. Na capa do livro, há uma réplica, em mármore, da "Madonna della Scala", escultura feita por um Michelangelo ainda adolescente. O mármore, do tipo carrara, vem da mesma pedreira - Il Polvaccio -, aonde Michelangelo em si adquiria material para esculpir. O veludo de seda que cobre a capa é feito em teares antigos, que produzem apenas 8 centímetros de tecido por dia. E o papel, em algodão puro, é produzido à mão, fibra por fibra.
"Michelangelo - La Dotta Mano" tem 45 gravuras de desenhos e documentos de Michelangelo e 83 fotografias originais das esculturas do artista realizadas pelo fotógrafo Aurelio Amendola. O texto foi escrito pelo pintor e arquiteto italiano Giorgio Vasari, que era amigo de Michelangelo.
Da tiragem total, 33 exemplares serão destinados a museus de todo o mundo. Como curiosidade, se você quiser adquirir o seu exemplar, a única livraria da FMR fica situada em Paris, na Galérie Véro-Dodat. Os livros têm garantia de 500 anos. Obviamente, this book is'nt on my table. Unfortunately! Mas, alerto que eventuais doações serão totalmente bem-vindas!
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário