Rastreio de Cozinha - 106
Que ninguém nos ouça, mas, confesso, eu não presto. Até onde você sabe, leitor(a) fiel, estou em convalescença, não é? Pois que hoje é sexta-feira e, amanhã, sábado, virei o caneco a noite inteira. Que não me leia minha mãe, preocupada com a febre de segunda, terça e quarta-feira. Posto que hoje é sexta-feira, declinei do doce sabor do suco e me atolei no amargor da cerveja gelada.
(Sukiyaki)
Que hoje foi sexta-feira, dia de cozinha aquecida, de humores exaltados, nada nobres, todos de caso pensado. Que foi sexta-feira e lá se foi a gripe da semana, encharcada nos colarinhos do Judas. Posto que hoje foi sexta-feira, minha amiga voltou e bem e já é motivo de celebração.
Posto que hoje foi sexta-feira, a comida saiu boa, a companhia melhor ainda. Que hoje é sexta-feira, véspera de sábado, e uma garrafa de vodka roda de mão em mão. Que não me fiz de rogado e ao refutar a soda, preferi o solado da velha cerveja, ao som da MTV.
Posto que hoje foi sexta-feira, dia de Exu, de exalar meu perfume, de rugir meu rugido, de marcar território, de sorrir o sorriso maroto doentio da gripe recém-passada.
Posto que hoje é sexta-feira, faço aqui uma esbórnia para que o sábado se converta em festa pagã. Quem me dera o dia da criação e da má-criação fosse sexta-feira.
(Camarões em Fagots de Somen)
Hoje é sábado (já?)
Hoje é sábado, amanhã é domingo
Neste momento há um casamento
Porque hoje é sábado
Hoje há um divórcio e um violamento
Porque hoje é sábado
Há um rico que se mata
Porque hoje é sábado
Há um incesto e uma regata
(Shabu-Shabu)
Porque hoje foi sexta-feira, houve comida japonesa. Houve quatro pratos, quatro atos e alguns desatinos. Posto que sexta-feira. Fizemos quatro produções orientais, do país do sol nascente, porque somos nipônicos ao contrário. Fizemos Shabu-Shabu, Tempura de Camarões e Legumes, Camarões em Fagots de Somen e Sukiyaki. E não houve chabu, ao final, porque foi sexta-feira. Houve dancinhas de salão, sincronia e simetria. Sorrisos de parte a parte, sem que desandasse o tempura.
E chega de poesia metida a comida e comida na poesia e poesia com hashi, porque hoje é sexta-feira e a cozinha precisa de andamento. O prato do dia é Tempura de Camarões e Legumes.
Tempura de Camarões e Legumes
Rendimento: quatro porções
Ingredientes
- 10 camarões grandes
- 125 gr de farinha de trigo peneirada
- 1 gema de ovo
- 250 ml de água gelada
- 500 ml de óleo de soja pra fritura
- 1 abobrinha finamente fatiada
- 1 berinjela finamente fatiada
- 1 pimentão vermelho finamente fatiado
- 1 cebola finamente fatiada
- molho de soja (shoyu) a gosto
- sal a gosto
Modo de Preparo
1. Limpe os camarões, mantenha a cauda e retire os nervos dos camarões.
2. Tempere os camarões com sal, passe na farinha de trigo, remova o excesso e reserve.
3. Misture a farinha de trigo, a gema e a água gelada num bowl. Misture até obter uma massa homogênea.
4. Mergulhe os vegetais, finamente fatiados (de modo que fiquem transparentes), nessa mistura e frite-os, imediatamente, em óleo fervente.
5. Seque os vegetais em papel absorvente.
6. Frite os camarões.
7. Monte o tempura com os vegetais e os camarões.
8 Sirva com shoyu temperado com gengibre ralado.
(Rastreie: o motivo de tanta poesia. Só pode ser porque hoje é sexta-feira, porque a febre acabou, a gripe findou, a cozinha aqueceu, a cerveja gelou, a vodka não acabou, o peixe refrescou, a comida amaciou, o tempo passou, o reencontro sucedeu, porque hoje é sexta-feira. Sexta-feira que não é santa, não é da paixão, mas, que suscitou santidade, acendeu castidades, mergulhou de paixão. Febre, febrona, delirius tremem!)
2 Comentários:
Vou confessar uma coisinha... não tenho muito saco para posts longos..rs Mas me deleito nos seus!
Muitas vezes não comento por falta de tempo, mas acredite, estou sempre por aqui!!!
Hummm, hoje salivando e morrendo de vontade de degustar um tempura... (pena que estou uma leitoa ambulante e não estou podendo me dar o luxo comer tudo que adoro..).
bjs e super final de sábado e domingo também (com ou sem cerveja..rs)
Mara
(fico feliz que tenha melhorado da gripe)
Mara, querida, o mesmo digo eu: sempre passo lá no Leve&Solto mas quase nunca deixo comentários. Ando atarefado e graças à gripe, algumas coisas se acumularam. Obrigado pela visita, pelos cumprimentos e por se preocupar. Estou quase bom. Tenha um ótimo domingo e uma semana ainda melhor. Beijo!
Postar um comentário