China
Em viagem de trabalho à China - cidades de Pequim e Shenzhen - uma amiga, a Ivy, registrou alguns momentos espetaculares da gastronomia chinesa e, muito gentilmente, me enviou as fotos que posto aqui no blog. Como eu já disse anteriormente, eu mesmo visitei a China em 2005 e, infelizmente, não fotografei nada relativo à gastronomia.
(Montagem de panqueca com recheio de pato laqueado)
Mas, a Ivy, sim, registrou momentos belíssimos e, para nós, ocidentais, bastante excêntricos. Pequim e Shenzhen são a 13ª. e a 32ª. cidades mais populosas do mundo, com 18 milhões e 12 milhões de habitantes, respectivamente. A cidade chinesa mais populosa é Shangai, com população superior a 20 milhões de habitantes. Estima-se que a China tenha entre 1,6 bilhão e 1,8 bilhão de habitantes, ainda que os órgãos oficiais insistam em divulgar o número de 1,3 bilhão pessoas.
(Caracol)
(Prato laqueado com rosas)
(Olho de Dragão - dragão é um fruto cujo sabor fica entre a pêra e o kiwi)
(Testículos de bode - bandeja verde com os "grãos" brancos)
(Lulas)
(Ouriço)
Para ocultar esse casos, a China investiu cerca de US$ 42 bilhões nas Olimpíadas. Investimento esse que inclui uma blindagem para esconder os hutongs, vilas típicas chinesas, bastante semelhantes aos nossos cortiços. Esse Great Firewall chinês equivale à Muralha: cerca tudo e mantém distante o olhar e acesso estrangeiros.
(Cobras)
(Escorpiões)
(Fritura de escorpiões)
Mas, a China, depois de séculos voltada para si mesma, terá que se abrir ao mundo porque precisa do mercado externo. Não sei avaliar se essa abertura será concomitante à liberalização política e de direitos no país. Sei que a China ditará muita coisa para todo o mundo nos próximos anos e todo e qualquer movimento chinês repercutirá tal qual aquela borboleta que bate asas aqui e provoca um terremoto lá.
(Grilos)
(Bichos-da-seda e escorpiões)
Posto, assim, algumas imagens dessa China, fascinante, atraente, que mata milhões de chineses, se preciso for, para fazer valer a vontade política dos dirigentes. A China, goste-se ou não, é parte desse mundo como o conhecemos e tem muito a ver com o modo de vida que o planeta terá para as próximas décadas.
(Caranguejo)
(Cavalos-marinhos)
(Testículos de cobra)
(Crédito de todas as fotos deste post: Ivy)
4 Comentários:
Red,
Impressionante a gastronomia chinesa!!!! Parabens pelas fotos de sua amiga Ivy.
São lindas, não é? Gostaria de tê-las registrado eu mesmo. Beijo!
gostei muito das fotos e dos seus comentários. Onde nós podemos ter acesso a matéria da sua amiga Ivy?
Larissa (larissalopesz@hotmail.com)
Larissa, tudo bem? A matéria da minha amiga não tem nada a ver com gastronomia. Ela apenas cedeu as fotos para eu compartilhar com os leitores no blog. O artigo dela foi escrito para uma revista especializada em telecomunicações (link aqui: http://www.teletime.com.br/Revista.aspx?ID=92603). Seja bem-vinda. Beijo!
Postar um comentário